Geral

Saúde de Maceió amplia oferta de eletrocardiograma em Unidades de Referência

Usuários passam a contar com 4.200 exames por mês em cinco unidades referenciadas da capital

Por Redação 20/05/2023 10h10
Saúde de Maceió amplia oferta de eletrocardiograma em Unidades de Referência
Exame auxilia o médico cardiologista na avaliação do coração. - Foto: Reprodução

Para fortalecer a linha de cuidado de cardiologia em Maceió, a Coordenação de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de eletrocardiogramas em cinco Unidades de Referência da capital. Ao todo, serão 4.200 eletrocardiogramas por mês disponibilizados nessas unidades, onde cada uma conta com um aparelho para realização do exame.

Entre as Unidades de Referência em Saúde (URS) do município que já contam com o serviço estão o II Centro de Saúde (Poço), Pitanguinha, Roland Simon (Vergel do Lago), Ib Gatto (Tabuleiro do Martins) e a URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes). Segundo a Coordenação de Atenção Especializada, a expectativa é realizar essa ampliação em mais três unidades de referência de Maceió.

“Nosso intuito é diminuir a alta demanda reprimida pelos exames de eletrocardiograma e descentralizá-lo, para facilitar o acesso dos usuários a esse exame na própria rede. Isso é de suma importância ao município, pois também irá contribuir para diagnósticos rápidos de cardiopatias e aumento das chances de sucesso no tratamento”, afirma a coordenadora de Atenção Especializada, Sandra Torres.

Além dos eletrocardiogramas nessas unidades de referência, está sendo disponibilizado o Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) no PAM Salgadinho. Já no II Centro de Saúde, os usuários também poderão contar com a realização de Espirometria (exame que serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente) e capacitação para os profissionais médicos, principalmente os da Atenção Básica, sobre doença pulmonar obstrutiva crônica.

A oferta desses exames é fruto de uma parceria com a Boehringer Ingelheim - uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo - através de um termo de cooperação, que traz um custo zero ao município e faz parte do programa Abraçar, que tem o objetivo de auxiliar no tratamento do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica e asma.

Como ter acesso - Para ter acesso ao exame, o usuário deve entrar em contato com o Sistema Pronto! de marcação e Regulação de Maceió, através do número (82) 3312-5492, que funciona como Whatsapp. Ao entrar em contato, é preciso ter em mãos CPF, cartão do SUS, requisição médica com a solicitação de exame e/ou consulta e comprovante de residência. Com isso, é só seguir as instruções das mensagens eletrônicas do aplicativo.

Quantidades de exames disponibilizados


Eletrocardiograma - 4.200 (para 5 unidades)

MAPA - 140

Espirometria - 300

*Com Ascom SMS