Geral

MST lança Cursinho Pré-Enem Popular em Maceió; matrículas encerram dia 28/06

Iniciativa promoverá aulões gratuitos para jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino que vão prestar o Enem

Por Redação com assessoria 19/06/2023 16h04 - Atualizado em 19/06/2023 17h05
MST lança Cursinho Pré-Enem Popular em Maceió; matrículas encerram dia 28/06
Atividades vão ocorrer quinzenalmente, totalizando dez dias de aula, nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Nosso Lar I, no bairro da Levada - Foto: Reprodução

Já estão abertas as matrículas para o “Cursinho Popular Mundaú”. A iniciativa é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e promoverá aulões gratuitos para jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Maceió.

O Movimento Social informa que o Cursinho Popular Mundaú é coordenado pela Brigada Urbana do MST, no bairro da Levada, na Zona Sul da capital alagoana. As matrículas seguem até o dia 28 de junho.

De acordo com o MST, a proposta de aulões gratuitos – parceria com a Escola de Ensino Fundamental Nosso Lar I – contará com atividades aos finais de semana, envolvendo uma equipe de 15 professores e professoras voluntários e voluntárias, das mais diversas áreas de conhecimento.

As atividades vão ocorrer quinzenalmente, totalizando dez dias de aula, nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Nosso Lar I, no bairro da Levada.

“A construção de um cursinho pré-Enem nas comunidades é fundamental para estimular a inserção de jovens estudantes das escolas públicas no Ensino Superior, já que atualmente há uma carência de iniciativas como essa: popular e totalmente gratuita aos/às estudantes”, destacou Alana Barros, da coordenação do Cursinho Mundaú.

De acordo com Alana, a proposta do MST é que, além das aulas, um conjunto de outras atividades sejam desenvolvidas junto aos estudantes que participarem da iniciativa.

“Entendendo o processo formativo de maneira mais ampla, queremos que o Cursinho seja ainda um espaço de acolhimento, de criatividade, de arte e de sociabilidade”.

Segundo a organização da atividade, a metodologia do Cursinho Popular deve ser construída por meio de diversas atividades que contribuam para a formação de estudantes críticos à prática educativa e às questões sociais, políticas e culturais.

“A proposta político-pedagógica do projeto vem do interior de um movimento social que tem contribuído na luta contra as injustiças sociais do país por quase 40 anos”, conclui Alana.

Pré-matrícula


A pré-matrícula está aberta de forma online, inicialmente, e o resultado final da seleção dos estudantes será realizada no dia 29 de junho. Já no dia 1 de julho, o Cursinho realizará a sua aula inaugural, no bairro da Levada.