Geral

Prefeitura vai anular licença para depósito de ácido no Porto de Maceió

Documento de 2022 foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Por Redação* 22/06/2023 09h09 - Atualizado em 22/06/2023 09h09
Prefeitura vai anular licença para depósito de ácido no Porto de Maceió
Porto de Maceió - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió vai anular a documentação que autoriza a empresa Timac Agro a instalar um depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió. A informação foi revelada pelo jornalista Ricardo Mota e confirmada pela Secretaria de Comunicação do município.

O documento datado do dia 2 de setembro de 2022 foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira e, segundo a Secom, será anulado, pois a empresa já havia conseguido a autorização do governo federal para o projeto desde 2020.

A licença em questão é a citada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas na última segunda-feira, 19, na qual explicou que a autorização para o Timac e o eventual depósito de ácido sulfúrico estaria relacionado à autorização de uso e acomodação do solo interno pela Prefeitura de Maceió, e não à licença ambiental concedida pelo órgão.

A chegada dessa empresa em Maceió tem gerado ampla discussão e preocupação entre ambientalistas devido aos riscos que eles consideram representantes de um desastre possível.

A empresa afirma que a área em questão, onde poderá ser instalado o depósito de ácido sulfúrico no Porto de Maceió, foi objeto de licitação pelo poder público, que considerou o terminal apropriado para a movimentação desse produto e estratégico para o Estado de Alagoas. Segundo a empresa, a localização permitiria uma maior verticalização da cadeia de fertilizantes.

*Com Jornal Extra