Geral
Diva do Jazz brasileiro: morre a cantora Leny Andrade, aos 80 anos
A morte de Leny Andrade foi confirmada através do Instagram. A artista estava com a saúde debilitada desde junho
A cantora Leny Andrade morreu, nesta segunda-feira (24/7), aos 80 anos, no Rio de Janeiro (RJ). O anúncio foi feito através das redes sociais da artista.
“A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno. Leny faleceu nessa manhã, cercada de muito amor”, diz a publicação, que também indica atualização com dados do velório em breve.
A cantora estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá após uma piora em seu quadro clínico. Ela se recuperava de uma pneumonia desde junho, quando ficou intubada.
Desde a sua alta médica, ela estava de home care no Retiro dos Artistas, mas o estado de saúde da cantora piorou no último fim de semana e ela acabou não resistindo.
Trajetória de Leny Andrade
Nascida no Rio de Janeiro em 1943, a cantora e pianista Leny Andrade é um dos grandes nomes da MPB. Ganhadora do Grammy Latino em 2007 juntamente com Cesár Camargo Mariano, é considerada por muitos como uma das maiores cantoras do jazz e já dividiu palcos e discos com grandes nomes com Paquito D’Rivera, Luiz Eça, Dick Farney, João Donato, Eumir Deodato e Francis Hime.
Ausente dos cenários musicais por questões de saúde, a cantora gravou sua última música em 2022. O single, gravado com o pianista Gilson Peranzzetta, foi lançado para festejar seus 80 anos