Geral
Cartão postal de Alagoas, Praia do Gunga deve encolher mais de 60 metros até 2100
Pesquisa feita por um site de hospedagem aponta maior risco na costa sul-americana , em destaque o litoral brasileiro
Devidos as grandes mudanças climáticas no mundo, a Praia do Gunga, em Roteiro, Alagoas, pode encolher 63,3 metros até o ano de 2100. Uma análise feita pelo site de hospedagem Hawaiian Islands em julho deste ano e baseado em informações de um estudo do Cento Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia, o continente sul-americano está sob maior risco, em destaque o litoral brasileiro.
Segundo os dados apresentados, as praias com maior encurtamento até 2100, as cinco primeiras se encontram no localizadas no Brasil. A Praia do Gunga aparece na décima posição com uma estimativa de encolhimento de 63,3 metros de sua costa.
A praia de Morro Branco, localizada no município de Beberibe, no Litoral Leste cearense, é a primeira do recorte. Ela pode encolher 224,6 metros. Outro ponto postal, a Praia de Copacabana aparece em 13º com uma perda projetada de 47,3 metros de litoral.
Dentre os fatores que podem influenciar o encurtamento do litoral, estão a influência humana, mudanças climáticas, erosão natural e intervenção artificial, decorrente do desenvolvimento excessivo à beira-mar.
Segundo relatado pelo Jornal Pan-Americano de Ciências Aquáticas, cerca de 81,8% das edificações urbanas na cidade estão a menos de 30 metros da costa, levantando a possibilidade de impacto nas formações naturais.
*Com informações da Gazeta Web