Geral
Bariátrica: médico explica benefícios e indicações da cirurgia feita por Jojo Todynho
Ela é indicada para pacientes que comprovam o insucesso de dietas e mudança comportamental por pelo menos 2 anos
A cantora Jojo Todynho surpreendeu o público ao revelar que na última quinta-feira (9) realizou uma cirurgia bariátrica. Em uma transmissão ao vivo feita no seu Instagram, Jojo falou um pouco sobre o procedimento e o que a motivou a fazê-lo.
Nos últimos meses, a artista compartilhou diariamente com os seguidores a sua rotina fazendo dieta e exercícios físicos, que a fizeram perder 24 quilos. Na live, ela explicou que a vontade de ser mãe e ter uma gravidez sem complicações a motivou a realizar a cirurgia.
"Eu quero muito ser mãe. Não posso ser inconsequente de colocar minha vida, a vida de uma criança e de todas as pessoas que me cercam em risco. Há uma preocupação muito grande. Pessoas negras estão propensas a desenvolver pressão alta na gestação, pré-eclampsia, que a minha avó teve em duas gravidez", explicou.
O que diz um profissional?
Em entrevista ao Jornal de Alagoas, o médico cirurgião Victor Cardoso, especialista em cirurgia bariátrica, falou um pouco sobre o procedimento, indicação, riscos e benefícios ao realizá-lo.
Para quem é indicada a cirurgia bariátrica?
Ela é indicada para pacientes que comprovam o insucesso de dietas e mudança comportamental por pelo menos 2 anos, acompanhado com nutricionista e endocrinologista. Outro critério importante é o IMC (Índice de Massa Corpórea) maior que 35, com duas comorbidades ou maior que 40 sem necessidade de ter comorbidades.
Quais são os riscos?
Com a evolução da cirurgia bariátrica e décadas de aprimoramento estamos diminuindo cada vez mais os números de morbidades e mortalidade, diminuindo o número de complicações. Atualmente o índice é de menos de 2%.
Quais são os benefícios?
Com a diminuição do peso é esperada a melhora das comorbidades, principalmente hipertensão, diabetes e apneia do sono. Os pacientes se beneficiam de aumentarem a perspectiva de anos vividos e sem dúvida a qualidade de vida muda para melhor!
Quais são as recomendações para o pré e pós-operatório?
O pré-operatório deve ser feito com uma equipe multidisciplinar bem preparada e especializada em obesidade, com acompanhamento da nutricionista, psicóloga, endocrinologista e cardiologista, podendo fazer valer de fonoaudiologia, educador físico, enfermeiros, pneumologista entre outros.
Já o pós-operatório é como um “casamento”, pois o paciente deve se manter com o acompanhamento com a equipe praticamente pelo resto da vida, com suplementação e exames regulares.
Qual é o nível de segurança da cirurgia?
O nível de segurança, como demonstrado pelos estudos, quando o paciente é operado por equipes especializadas, com alto volume cirúrgico e com expertise, são muito animadores, com índice de menos de 1% de complicações. O paciente deve ficar seguro com a equipe escolhida!