Geral
Prefeitura autua BRK Ambiental por ligação clandestina de esgoto
Concessionária deve solucionar o problema e apresentar defesa ao Município

A equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) autuou e notificou, na manhã desta sexta-feira (18), a empresa BRK Ambiental por despejar esgoto no canal da Avenida Leste Oeste, localizado em frente ao supermercado Unicompra.
O problema foi identificado após uma inspeção, fruto de uma denúncia.
A ação faz parte da Operação Línguas Sujas, que além da equipe do Meio Ambiente, conta com técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Durante a inspeção, os técnicos realizaram testes com corante para certificar de quem seria a responsabilidade da irregularidade e posteriormente realizar os procedimentos necessários. Os dejetos lançados são transportados pela tubulação de águas pluviais e desaguam no mar, formando as chamadas línguas sujas ao longo do litoral.
Por conta dessa infração, a BRK foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96 que no Artigo 113, diz que é “proibido o lançamento de esgoto, mesmo tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais”.

Equipes do Meio Ambiente flagraram ligação clandestina de esgoto na Cambona. Foto: Ascom Semurb
Através da notificação, a Semurb solicita que as providências sejam tomadas o mais breve possível e uma defesa seja apresentada à secretaria nos próximos dias.
“Nossas equipes estão diariamente nas ruas buscando coibir esse tipo de prática, que infelizmente tem sido recorrente em nossa cidade. A sociedade precisa entender que todo e qualquer tipo de esgoto deve ter o destino correto, seja por meio da rede de saneamento básico ou através das fossas sépticas. Rede de drenagem e boca de lobo devem receber apenas água da chuva”, disse o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.
Como denunciar?
As denúncias ambientais podem ser realizadas através do número (82) 3312-5242 ou pelo e-mail: [email protected].
