Geral

Programa Emprega PCD e abre 32 vagas para o mercado de trabalho em Maceió

Ação faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Por Redação* 21/08/2023 12h12
Programa Emprega PCD e abre 32 vagas para o mercado de trabalho em Maceió
Programa Emprega PCD faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió lança, nesta terça-feira (22), o Emprega PCD, uma iniciativa inovadora da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência, Idoso e Cidadania (Semuc). O programa visa promover a inclusão e o empoderamento de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. A ação faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, e, já no lançamento, ofertará 32 vagas exclusivas para PCDs nos novos Mix Mateus, que serão inaugurados no Antares e Tabuleiro do Martins.

Os interessados podem fazer suas inscrições no Mix Mateus da Serraria, na Av. Menino Marcelo, 203, a partir das 8h. O processo começa na terça-feira (22) e segue até a sexta-feira (25). No local, os candidatos devem procurar Carla, profissional de Recursos Humanos (RH) e responsável pelo processo de seleção.

O programa funcionará como uma ponte entre os PCDs e as empresas, fornecendo suporte contínuo após a contratação. Isso pode incluir acompanhamento, mentoria e avaliação periódica do progresso no ambiente de trabalho, aumentando assim as suas habilidades e competências.

A ação começa com a identificação das habilidades e interesses de cada pessoa, permitindo uma melhor relação com oportunidades de emprego. As empresas parceiras têm a oportunidade de oferecer vagas adequadas às habilidades, ampliando a chance de sucesso e retenção no emprego.

Além disso, o programa se destaca por oferecer um treinamento personalizado, focado nas necessidades específicas. Podendo incluir cursos de formação em habilidades técnicas, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e outras competências essenciais para o ambiente de trabalho.

“Um aspecto fundamental do programa é a conscientização e sensibilização das empresas quanto à inclusão de PCDs. É preciso que as empresas compreendam a importância da diversidade e adotem práticas inclusivas no ambiente de trabalho”, explicou Ana Paula Mendes, secretária da Semuc.

As vagas disponibilizadas serão nos setores:

1. Separador

2. Caixa

3. Embalagem

4. Reposição

5. Depósito

6. Restaurante

7. Padaria

8. Frios e Laticínios

9. Açougue

10. Peixaria

*Com informações da Secom Maceió