Geral
Crime ambiental: BRK é autuada por lançar esgoto na orla da Ponta Verde
A empresa tem cinco dias a partir do recebimento da notificação para apresentar uma defesa
A equipe da Operação Línguas Sujas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), autuou na manhã desta quinta-feira (24), a BRK Ambiental por transbordamento da rede esgoto na orla urbana de Maceió.
Os técnicos flagraram durante a fiscalização, que a caixa de passagem estava lançando águas de esgoto na rede de drenagem das águas pluviais. Foram realizados testes com pigmentos para comprovar a responsabilidade da concessionária e dar seguimento aos trâmites legais, como aplicação de multa e a exigência da imediata limpeza da rede.
A BRK Ambiental foi autuada com base na Lei Municipal Nº 4.548/96, no artigo 113, que proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou redes de águas pluviais.
O coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, explicou que o esgoto transbordado estava sendo direcionado para a sarjeta e consequentemente sendo captado pelo sistema de drenagem, através das bocas de lobo e sendo jogado no mar.
A empresa tem cinco dias a partir do recebimento da notificação para apresentar a defesa ao órgão.
“O despejo inadequado de esgoto e a falta de manutenção nos dispositivos de tratamento impactam negativamente o ecossistema e os serviços de esgotamento sanitário. Nossas equipes estão determinadas a garantir que as normas ambientais sejam rigorosamente cumpridas e a tomar medidas necessárias para responsabilizar aqueles que ameaçam a integridade do nosso meio ambiente” afirmou o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti.
Em nota a BRK comenta o ocorrido:
"A BRK esclarece que não houve lançamento de esgoto pela concessionária no local indicado pela Prefeitura de Maceió. A situação foi identificada como uma obstrução na caixa de inspeção que recebe esgoto de um estabelecimento próximo, devido ao acúmulo de gordura causado pelo descarte inadequado de óleo de cozinha. A desobstrução foi programada e concluída dentro do prazo pelas equipes técnicas.
A BRK ressalta a importância do descarte adequado do óleo de cozinha em pontos de coleta para reciclagem. Quando despejado na pia, o óleo adere às paredes do tubo e se solidifica, formando as chamadas "pedras de gordura" e causando transtornos ao sistema de esgoto.
A empresa reforça que a população deve registrar as ocorrências pelo 0800 771 0001, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para que cheguem ao conhecimento da concessionária e sejam incluídas automaticamente na escala de atendimento das equipes operacionais para as devidas tratativas"
*Com Ascom Semurb e Ascom Seminfra