Geral

Congresso vai discutir novas tecnologias na engenharia e na agroindústria de Alagoas

Evento será realizado nos dias 28, 29 e 30, com vasto conteúdo disponível em painéis das 8h às 18h

Por Assessoria 05/09/2023 14h02
Congresso vai discutir novas tecnologias na engenharia e na agroindústria de Alagoas
O congresso discutirá diversos assuntos relacionados ao mercado da construção civil e do agronegócio - Foto: Divulgação/Fiep

Está chegando a sexta edição do Congresso de Engenharia das Alagoas (6º CEA), evento que reunirá especialistas locais e regionais para debater cidades pensadas em tecnologia. Com o tema “Engenharia, a Chave Para o Futuro”, o congresso será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió.

Com vasto conteúdo disponível em painéis das 8h às 18h, o congresso discutirá diversos assuntos relacionados ao mercado da construção civil e do agronegócio, como mobilidade urbana, ações de mitigação em obras no Mutange, reestruturação da água e do saneamento, preservação ambiental, agroengenharia e o eucalipto como a nova fronteira da agroindústria alagoana. Confira a programação completa clicando aqui.

De acordo com o presidente em exercício do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civ. Fernando Dacal, o congresso deve aglutinar tudo que possa ser discutido de pertinente sobre soluções de engenharia e agronomia em Alagoas. “São painéis pensados exclusivamente em debater o que todos esses especialistas podem trazer de melhor para solucionar os problemas da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou.

As inscrições estão abertas com os valores de R$ 150 para profissionais e R$ 75 para estudantes e sócios do Clube de Engenharia. Inscreva-se clicando aqui.

Palestra Magna com Renato Perlingeiro


“Encadeamento Produtivo e ESG” será o tema abordado pelo economista Renato Perlingeiro, coordenador de Conexões Corporativos e Indústria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae. Sua palestra magna será realizada às 9h do dia 28 de setembro, abrindo o primeiro dia do congresso.

Em nível nacional, Renato atua na coordenação da estratégia de atuação do sistema Sebrae para o desenvolvimento dos pequenos negócios industriais no Brasil, englobando verticais de encadeamento produtivo, inovação aberta, modelagens tecnológicas, crédito para cadeias produtivas e jornadas digitais. Especialista com 16 anos de experiência em gerenciamento de projetos, ele também é consultor em negócios e inovação, acumulando parcerias e projetos com grandes empresas da indústria, comércio, serviços e agronegócios em todo o país.

Novas tecnologias

O congresso também trará discussões voltadas à aplicação de novas tecnologias disruptivas na engenharia, como o uso da inteligência artificial e desenvolvimentos de projetos estruturais com tecnologia BIM.

Conceitos de cidades inteligentes também serão abordados, em painel sobre mobilidade urbana que contará com a palestra do ex-secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, e mediação do próprio presidente em exercício do CEA e também superintendente de Governança e Gestão Interna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), eng. civ. Fernando Dacal.

Clique aqui e confira a programação completa.

Foto: Reprodução



Trabalhos científicos


Dentro do congresso também acontecerá o 10º Simpósio Alagoano de Engenharia Civil, espaço dedicado à apresentação de trabalhos de cunho científico voltados à inovação tecnológica.

Os dez melhores trabalhos selecionados serão apresentados em formato de pôster no dia 29 de setembro, segundo dia do congresso, e receberão certificado de apresentação e publicação. Mais informações sobre a apresentação dos trabalhos podem ser conferidas clicando aqui.

O 6º CEA é uma realização do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA) e conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) e com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); da Caixa de Assistências dos Profissionais dos Creas – Mútua; do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); da Mineração Vale Verde e Usina Caeté.