Geral

Vacina contra meningite em Maceió: veja quem pode ser vacinado e o que fazer

Sintomas da doença são parecidos com os da gripe, mas doença pode deixar sequelas e até matar. Maioria dos imunizantes que protegem contra a meningite está disponível no SUS

Por G1 Alagoas 15/09/2023 17h05 - Atualizado em 15/09/2023 17h05
Vacina contra meningite em Maceió: veja quem pode ser vacinado e o que fazer
Maceió teve a situação de surto de meningite reconhecida; doença pode ser prevenida com vacinação - Foto: Divulgação/Agência Brasil

Maceió teve a situação de surto de meningite meningocócica reconhecida nesta sexta-feira (15). A doença tem sintomas parecidos com os da gripe, mas pode deixar sequelas graves e até matar. A principal forma de prevenção ainda é a vacinação. Mas, quem pode tomar vacina contra a meningite?

Meningite é uma inflamação na meninge, uma membrana que envolve o cérebro e pode acometer pessoas de todas as idades. A doença pode ser transmitida por via respiratória por meio de gotículas que se dissipam no ar quando a pessoa fala, espirra ou tosse, por exemplo.

As meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Quem pode se vacinar contra meningite em Maceió?

Apesar de crianças menores de um ano de idade apresentarem maior risco de adoecimento, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Assim, qualquer pessoa pode e deve se vacinar.

O único imunizante que não está disponível na rede pública é a meningocócica B, que protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Essa vacina pode ser encontrada nas clínicas privadas, e o valor varia de R$ 630 a R$ 800 a dose.

Na rede pública, é possível encontrar vacinas contra a meningite meningocócica do tipo C, a mais comum no Brasil, e outros tipos de meningite. As vacinas estão disponíveis a qualquer época do ano, não é preciso esperar a campanha nacional. São elas:

Vacina meningocócica (Conjugada) - protege contra a doença meningocócica causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Como tomar:

Crianças a partir de 2 meses recebem duas doses, sendo a primeira aplicada aos 3 meses de idade e a segunda, aos 5 meses. Também são indicadas 3 doses de reforço, sendo uma entre 12 e 15 meses, outra entre 5 e 6 anos e mais um entre 11 e 12 anos de idade.

Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, caso não tenham recebido a vacina na infância, são recomendadas 2 doses com um intervalo de 5 anos. Caso tenham tomado pelo menos uma dose antes dos 10 anos, é recomendado uma dose de reforço aos 11 anos ou com um intervalo de pelo menos 5 anos após a última dose.

Entre 20 e 59 anos, apenas uma dose é recomendada e a sua indicação depende da situação epidemiológica.

Vacina pneumocócica 10-valente (Conjugada) - protege contra as doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite. Como tomar:

Crianças até 5 anos de idade recebem duas doses da vacina, sendo uma aos 2 e outra aos 4 meses, seguidas de um reforço aos 12 meses de idade

Pentavalente - protege contra as doenças causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, além de difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Como tomar:

Crianças a partir de 2 meses recebem 3 doses, que são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses. Também pode ser indicado um reforço entre 12 e 18 meses de idade.

Meningocócica ACWY - protege contra doenças causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y. Como tomar:

Crianças a partir de 2 meses recebem duas ou três doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada). Também são indicadas 3 doses de reforço, sendo uma entre 12 e 15 meses, outra entre 5 e 6 anos e mais um entre 11 e 12 anos de idade.

Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos, caso não tenham recebido a vacina na infância, são recomendadas 2 doses com um intervalo de 5 anos.

Entre 20 e 59 anos, apenas uma dose é recomendada e a sua indicação depende da situação epidemiológica.

BCG - que protege contra a tuberculose, principalmente nas suas formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

É aplicada em dose única, o mais precocemente possível, logo após o nascimento.

Onde se vacinar contra a meningite em Maceió?

Unidades de Saúde de Maceió - 8h às 16h
CAT Praia - 15h às 21h
Saúde da Gente - 8h às 21h
Maceió Shopping - segunda a Sábado de 9h às 21h (disponível a ACWY)
Pátio Shopping - segunda a Sábado - 15h às 21h e domingo - 12h às 18h (disponível a C e a ACWY)

Para se vacinar, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento com foto. No caso de crianças e adolescentes, é necessário levar o cartão de vacinação e documento com foto (ou certidão de nascimento) da criança ou do adolescente, além do documento com foto do responsável.