Geral
Reencontro e emoção: alagoanos que estavam em Israel chegam à Maceió
Este é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas
Na noite desta quinta-feira (12), oito alagoanos desembarcaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, região metropolitana de Maceió após deixarem Israel em meio aos conflitos que o país enfrenta. Emocionados, foram recebidos por familiares.
Saiba mais:
Brasileiros relatam apreensão em zona de conflito
FAB inicia missão para repatriar brasileiros de Israel e Palestina
Veja quem são os brasileiros desaparecidos em Israel após ataque do Hamas em festa rave
Em entrevista, a nutricionista Kathia Lopes, mesmo cansada após a jornada de volta à sua cidade natal, compartilhou sua experiência de pânico vivida em Israel. Ela destacou que só se sentiu tranquila quando pisou no solo do aeroporto e percebeu que estava em Maceió.
"O momento mais gratificante foi quando finalmente pousamos aqui e sentimos que estávamos em nossa amada terra. Sabemos que aqui também há desafios, afinal, que lugar não os tem? Mas nada se compara a isso." Kathia também relatou o incidente em que escaparam de um ataque no Aeroporto de Tel Aviv, enquanto tentavam deixar o país.
"Durante o check-in no Aeroporto de Tel Aviv, ocorreu um atentado com explosões. Todos nós nos vimos em uma situação de guerra, nos abaixamos, entrando em pânico, e, de repente, todos correram, deixando malas para trás, esquecendo tudo, apenas para se refugiar em um abrigo", lembrou.
Ao receber sua mãe Kathia sã e salva, a psicóloga Maria Vieira não escondeu o alívio. "Ela ficou informando a gente o tempo inteiro. Apesar dos pesares, todos estão bem, chegando em paz. Foi tudo muito rápido. A ação do Governo Federal foi muito rápida e favorável para nós", disse.