Geral
Vídeo: tubarão-martelo é encontrado na praia de Riacho Doce em Maceió
A espécie está ameaçada de extinção e são encontrados em todos os mares tropicais e subtropicais
Pescadores foram surpreendidos ao capturarem um tubarão-martelo nesta quarta-feira (08), em Riacho Doce, Maceió. O vídeo que circula nas redes sociais mostra o animal após ele ficar preso na rede de pesca.
O especialista em tubarões e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no campus de Penedo, Claudio Sampaio, disse à Gazetaweb que o nome científico da espécie é Sphyrna mokarran, popularmente conhecida como tubarão-martelo. Eles podem crescer até seis metros, atingir o peso de 450kg e viver até 30 anos.
O professor ainda explicou que os animais são encontrados em todos os mares tropicais e subtropicais, além de não serem mais comuns no litoral alagoano. No entanto, devido à pesca ilegal excessiva da espécie, comercialização de sua carne e a poluição dos mares, a espécie está ameaçada de extinção.
"Se você pescar, solte. Se encontrar já morto, avise aos projetos de conservação, colônias de pesca e universidades mais próximos. Assim você estará contribuindo para sua conservação e pesquisas científicas", concluiu.
*Com informações da Gazetaweb