Geral
Educação antirracista: BRK mantém projetos de inclusão e discute temas relacionados ao racismo
Ao todo, 70% do atual quadro de funcionários da empresa em Alagoas é formado por pessoas autodeclaradas pretas ou pardas
No mês da Consciência Negra, a BRK reforça as diversas ações que tem com foco na inclusão, educação e luta contra o preconceito no ambiente corporativo. Ao todo, 70% do atual quadro de funcionários da empresa em Alagoas é formado por pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. Desses, 91 ocupam cargos de liderança, número que representa 54% dos atuais líderes da companhia de saneamento.
Além disso, a empresa mantém o Diversifik, movimento pela diversidade e inclusão da companhia, composto por quatro grupos de trabalho dedicados às frentes de Raça, Empoderamento Feminino, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência (PCDs).
Deborah Tayse, supervisora da área comercial da BRK em Alagoas, participou do Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras, desenvolvido pela BRK em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, em 2022. Segundo ela, a iniciativa não a ajudou apenas na área empresarial, mas também na social: “As mentorias me fizeram enxergar um potencial que eu não sabia que tinha. Dentro desses processos eu também consegui me afirmar como mulher preta, o que abriu minha mente para outros incômodos, como a quantidade de nós que estão dentro das grandes organizações”, disse.
“A verdade é que a gente precisa, primeiro, identificar qual o nosso passado e lugar na sociedade. Só assim conseguimos validar nossos sentimentos e potencialidades, e a educação é fundamental para isso. Muitas coisas dentro do mundo coorporativo eu nem sabia que existiam, e aprendi dentro do Programa. Hoje, como supervisora, eu tenho vontade de levantar outras como eu. A oportunidade de participar dessa iniciativa foi maravilhosa”, finalizou.
Para ampliar ainda mais a importância do assunto, esse ano a BRK elaborou um cronograma de ações educativas para o mês da Consciência Negra, com foco em discutir o tema “O antirracismo na sociedade e nos ambientes corporativos deve ser um movimento de todos”. De acordo com Felipe Guimarães, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Alagoas, a promoção da cultura antirracista está diretamente ligada aos valores da empresa.
"As ações são importantes para trazer o resgate e a valorização da nossa história, que é diretamente impactada pela cultura afro. Muitos alagoanos não conhecem Zumbi ou a Serra da Barriga, e alguns colaboradores são de outros lugares do Brasil. O objetivo do projeto é incentivar a reflexão sobre essas histórias e nosso compromisso com o antirracismo. Só assim conseguiremos construir um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso para todos”, disse.
Além de trazer o tema para os canais oficiais de comunicação da empresa, a programação para funcionários inclui uma roda de conversa e uma sessão de cinema voltadas especificamente para discutir questões pertinentes à raça.
Dia da Consciência Negra
Comemorado no dia 20 de novembro, o feriado da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo que existiu no país durante o período colonial. Situado em Alagoas, no atual município de União dos Palmares, o local foi palco de inúmeras lutas em prol da liberdade. No entanto, décadas depois, o Brasil ainda registra altos índices de crimes relacionados ao preconceito racial.
Por isso, revisitar essa e outras histórias é imprescindível: só assim conseguiremos ampliar às reflexões sobre o quanto ainda precisamos avançar no combate ao racismo no país.