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Sem sinalização horizontal, cruzamento em via de Maceió não garante segurança aos pedestres

A falta de sinalização e da sincronia entre os semáforos, não permite que os pedestres possam atravessar de forma segura

Por Redação* 29/11/2023 11h11 - Atualizado em 29/11/2023 14h02
Sem sinalização horizontal, cruzamento em via de Maceió não garante segurança aos pedestres
Cruzamento em via de Maceió não garante segurança aos pedestres - Foto: Jornal de Alagoas

O cruzamento das vias, composto pela Avenida Walter Ananias e a Rua Doutor Baptista Accioly, não proporciona segurança aos pedestres que transitam no local. O fato se dá pela falta da faixa de pedestres, a sincronia dos semáforos e a sinalização no local.

A falta de sincronia entre os semáforos, não permite que os pedestres possam atravessar de forma segura, em nenhum dos lados. 

O professor do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Dilson Ferreira, disse em entrevista ao Jornal de Alagoas que os motivos que tornam o cruzamento uma série de problemas para a sociedade são:

- Falta de sincronia nos semáforos para cruzamento nestas avenidas;

- Falta de calibragem do tempo de travessia para passagem de pedestres entre a abertura e fechamento de sinais;

- Falta de todas as faixas nestas travessias, algumas apagadas e outras inexistentes;

- Desníveis desnecessários entre o meio fio e o asfalto gerando barreira urbana entre a calçada e a via. 

- Acúmulo de camada de pavimento flexível (asfalto que está se acumulando nas bordas da via sem nenhum cuidado de engenharia de tráfego ou manutenção viária);

- Problemas nas sarjetas que deveriam ser adaptadas para uma travessia adequada as normas de acessibilidade.

Dilson comenta as possíveis soluções para que haja a segurança para os pedestres que atravessam o cruzamento diariamente. "A solução ideal seria uma passarela entre essas avenidas ou uma passagem nivelada com a calçada, no entanto como solução emergencial é a Prefeitura redefinir os temos de travessias dentro das normas, sinalizar horizontalmente e corretamente todos os pontos de travessias, criando uma rota indicada para os pedestres", disse o professor da UFAL.

"Além disso precisa rebaixar os meios-fios e retirar todas as barreiras urbanas existentes nestes trechos. Eu indicaria ainda ter travessias com acionamento por botoeira em braile e aviso sonoro para o usuário, desta forma eles poderiam solicitar a travessia sempre que precisarem, como há em outros pontos da cidade", completou.