Geral
Moradores do Jacintinho sofrem com ponto crônico de descarte de lixo
O Jornal de Alagoas esteve no local e flagrou uma montanha de lixo ao longo da rua

Moradores do bairro do Jacintinho, parte alta de Maceió, convivem há pelo menos 15 anos com um ponto que tem se tornado crônico no descarte irregular de lixo. A Rua Apolônia Rocha dos Santos sofre com esse problema há anos e o mau cheiro, presença de insetos transmissores de doenças está comprometendo a saúde da população local.
O Jornal de Alagoas esteve no local e flagrou uma montanha de lixo ao longo da rua. contadora Quitéria Moraes, é moradora há 8 anos do Residencial Aquarius condomínio em frente ao ponto crônico de lixo, e só viu o problema crescer.
‘’Moro no condomínio há oito anos já, e já tentamos de tudo, com fiscais, já mandei as fotos para a prefeitura, o advogado do condomínio já entrou com o processo contra a prefeitura e contra o estado também para ver se consegue coibir e estamos no aguardo”, explica.

Segundo ela, o lixo flagrado no local já está lá há três dias, mas a Alurb, órgão responsável pela limpeza urbana, afirma que realiza a limpeza na Rua Apolônia Rocha dos Santos diariamente.
A Alurb confirmou à reportagem que esta rua é um ponto crônico de descarte irregular já mapeado pelo órgão.
‘’Tem período que vem todos os dias, pronto, esse ai [lixo] tem uns três dias que não vem.’’, informou Quitéria. Quitéria ainda informa que o problema com o lixo existe há pelo menos 15 anos no local. O descarte é feito por carroceiros, e pela própria população, com restos de obras, entulhos, além de animais mortos.
‘’Geralmente, quem coloca esse material são os carroceiros, a própria população que faz as suas obras e, às vezes, descarta aqui também.’’, pontua ela.
A saúde dos moradores também está sendo exposta ao risco, com o recolhimento do lixo, parte da calçada se tornou lugar de água parada. Além disso, escorpiões, mosquitos e conviver diariamente com o mau cheiro, tem prejudicado o bem estar dos domiciliados.

Cansados de medidas paliativas, a população pede para que o problema seja resolvido de vez. ‘’O que é que eu acho que a prefeitura deveria fazer, né? deveria ver o quê? vamos montar aqui uma equipe para fiscalizar, porque isso iria coibir com certeza.’’
Veja a nota completa:
A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) informa que o local é um dos pontos crônicos de descarte irregular mapeados e que realiza a limpeza desse local diariamente, porém a população segue despejando resíduos de forma inadequada. O órgão reitera que a prática se caracteriza descarte irregular e, caso seja flagrado, o infrator poderá ser multado.
Para fazer denúncias e solicitações, o cidadão deve ligar diretamente nos canais da Central de Monitoramento da Alurb, que atende pelo 0800 082 2600, pelo número 156 ou pelo whatsapp 98802-4834. Também é possível solicitar serviços através do Aplicativo Limpeza é Massa, grátis em sua loja de aplicativos.
