Geral
Moradores dos Flexais e Bebedouro fazem protesto para realocação imediata das regiões atingidas pela Braskem
Manifestações começaram na tarde desta sexta-feira (1), após solicitação de evacuação das famílias, devido ao possível colapso da mina 18
Moradores da Flexais (Flexal de Cima e Flexal de Baixo) e do Bebedouro, começaram um protesto, na tarde desta sexta-feira (1), interditando a principal via do bairro, para cobrar a realocação urgente das famílias da região. O trânsito está bloqueado pelos protestantes, “até que uma medida seja tomada.” Confira vídeo abaixo:
Os moradores pedem a inclusão dos bairros no Mapa de Linhas de Ações Prioritárias, realizado pelas Defesas Civis (municipal e nacional), para que as famílias sejam retiradas de maneira correta do local.
Com os últimos acontecimentos, tremores de terra e alarme de colapso da mina 18, próxima ao antigo campo do CSA, o mapa de risco precisou ser atualizado. O bairro do Bom-Parto foi incluído na área de risco, acrescentando o local ao plano de compensação financeira, pago pela mineradora e gerido pela Prefeitura de Maceió.
Na última quinta-feira (30), a Defesa Civil Nacional atualizou o mapa, informação de extrema importância para a decisão da Justiça Federal em incluir a área do Bom Parto no programa de realocação da Braskem.
O novo mapa, a quinta versão do documento, foi atualizado em um trabalho conjunto, realizado pela Defesa Civil Nacional e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo resultado de estudos técnicos e geológicos que ampliaram a área de evacuação imediata- solicitação antiga da população do Bom-Parto e dos Flexais, amplamente divulgada pela imprensa, e intensificaram o monitoramento.
É importante ressaltar que o aprimoramento não indica riscos imediatos à população, nem muito menos remove a possibilidade deles. Por este motivo, as Defesas Civis (Nacional e Municipal) divulgaram os alertas, para que a população não trafegue no entorno da mina 18.