Geral
Carreira militar dá nova perspectiva para ex-sem teto
João Victor viu que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais, especialmente quando se encontram bons mentores pelo caminho
Entre as centenas de sargentos do Exército Brasileiro que se graduaram em 2023, uma história se destaca, a do jovem João Victor, que saiu da cidade de Teotônio Vilela, no interior de Alagoas, para realizar o sonho de ser um militar de carreira.
Nascido em Messias (AL), de uma família humilde e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis. Quando seu pai adotivo se ausentou do município, João Victor enfrentou sérios riscos sociais, chegando a ser acolhido temporariamente na casa de amigos.
Sem nunca desistir de um futuro melhor, o adolescente era excelente aluno na escola. Em 2021, conseguiu se incorporar ao Tiro de Guerra de Teotônio Vilela (AL), unidade militar do Exército Brasileiro encarregada de formar cidadãos para compor a reserva mobilizável, e permite ao jovem que completa 18 anos prestar o serviço militar obrigatório.
O Tiro de Guerra de Teotônio Vilela carrega como legado formar jovens para serem melhores cidadãos, isto, desde 2005, quando o então Sargento Marcos Nei da Silva Torres foi escolhido para ser o primeiro instrutor da recém inaugurada unidade militar. Assim, João Victor foi bem acolhido e passou a morar no aquartelamento, como “laranjeira”, onde também fazia suas refeições.
O “atirador”, maneira como são chamados os militares do Tiro de Guerra, logo demonstrou interesse pela carreira militar e, ao longo dos treinamentos, destacou-se por valores como disciplina, resiliência, equilíbrio emocional, resistência física e discrição. Ao perceber seu distinto potencial, o Chefe de Instrução, 1º Sargento Firmino, o presenteou com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas. Além disso, sua dedicação resultou em uma promoção para Cabo.
Em suas horas livres, usava os computadores do Tiro de Guerra para se preparar para o concurso de sargentos. Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o Cabo João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.
Com a ajuda dos amigos, se apresentou no início de 2022 no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Natal (RN), onde deu início à sua caminhada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Após 44 semanas de intensas atividades, fez a opção pela Arma de Cavalaria.
Em 2023, o aluno João Victor apresentou-se na Escola de Sargentos das Armas para a qualificação no curso de Cavalaria. Durante o ano de instrução, ele enfrentou grandes desafios. Foram muitas as horas de exercícios militares e de preparação física e intelectual.
Neste mês de dezembro, Victor Silva se formou Terceiro-Sargento e recebeu o Quepe Verde-Oliva das mãos de seu antigo chefe, o agora Subtenente Firmino, a quem carinhosamente chama de pai. O Quepe simboliza a conclusão do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Infelizmente, sua família não pôde estar presente, mas o jovem pôde contar com a presença do amigo militar que o inspirou a dedicar-se à carreira.
O Terceiro-Sargento Victor Silva é o primeiro Atirador de Teotônio Vilela a ingressar na Escola de Sargentos das Armas. Ele é prova de que o estudo e a dedicação podem romper barreiras sociais, especialmente quando se encontram bons mentores pelo caminho. Agora, ele segue para o 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí (RS), onde aplicará todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação e dará continuidade à história iniciada aos 18 anos, no Tiro de Guerra do interior de Alagoas.