Geral

Risco mais que calculado: prefeito dá coletiva a 1 km de distância da Mina 18

No local, o prefeito JHC se reuniu com assessores, equipe da Defesa Civil, vereadores, o deputado federal Alfredo Gaspar e o secretário de Governo de Alagoas, Vítor Pereira

Por Blog do Edivaldo Junior 11/12/2023 05h05
Risco mais que calculado: prefeito dá coletiva a 1 km de distância da Mina 18
JHC - Foto: Reprodução

A observação é de um atento leitor, após o rompimento da Mina, na região do Mutange, em Maceió. “A sede da Defesa Civil de Maceió fica a pouco mais de 1 quilômetro da mina. Se o prefeito JHC levou toda a equipe para lá e convocou a imprensa, é porque deve ter informação de que o local é seguro”, ponderou.

De fato, a sede da Defesa Civil, de acordo com o Maps do Google (baseado em dados de satélite) fica a 1,16 KM da Mina 18 da Braskem. No local, o prefeito JHC se reuniu com assessores, equipe da Defesa Civil, vereadores, o deputado federal Alfredo Gaspar e o secretário de Governo de Alagoas, Vítor Pereira.

Representantes do governo de Alagoas cobram transparência na divulgação de informações da Defesa Civil de Maceió. Representantes das vítimas, também. Em vídeo nas redes sociais, Alexandre Sampaio, que preside uma associação de vítimas da Braskem, disse que as informações precisam ser completas e transparentes.

“Quero dizer que exigimos transparência nos dados. Não adianta mais meras palavras. Queremos ter acesso aos dados, para saber se o solo foi tracionado, se existe ou não movimentação de solo. Dizer que tá tudo bem sem apresentar dados não cola mais”‘, diz Sampaio.

“Fica difícil de acreditar nas informações dadas pela prefeitura. A Defesa Civil chegou a anunciar por diversas vezes data e hora para o colapso na mina. Nos últimos dias vinha informando uma ‘desaceleração’ no processo de afundamento”, diz o nosso atento leitor.

O rompimento ocorreu neste domingo (10/12) sem aviso, isso numa área que está sendo supostamente monitorada todo o tempo. E chega a ser estranho o tempo de resposta do município. O prefeito JHC, o primeiro a comunicar o fato nas redes sociais, levou uma hora e 16 minutos até postar a informação no X (antigo Twitter). E somente 3 horas e 15 minutos depois é que ele estava embarcando num helicóptero para sobrevoar a área.

De acordo com vídeo divulgado pelo prefeito JHC ele embarca em aeronave alugada a Sotan Táxi Aéreo para sobrevoar a área às 16h30, logo depois dele próprio ter comunicado às 14h31 que houve rompimento da mina às 13h15.

O que se viu depois foi uma guerra de narrativas entre governo e prefeitura de Maceió sobre a reunião. A boa notícia é o prefeito JHC e o governador Paulo Dantas deve se encontrar no Palácio dos Palmares nesta segunda-feira pela manhã. Mas essa é outra história.