Geral
Vídeo: alagoanos realizam manifestação em avião contra a mineradora Braskem
Os corredores da aeronave foram ecoando gritos que diziam "Maceió pede socorro", "Braskem Assassina" e "fora Braskem"
Dentro de um avião, participantes alagoanos das Conferências Nacionais de Saúde Mental e Segurança Alimentar uniram-se em um protesto veemente, denunciando a atual situação dos bairros de Maceió e expressando solidariedade às vítimas da Braskem. Os corredores da aeronave foram ecoando gritos que diziam "Maceió pede socorro", "Braskem Assassina" e "fora Braskem".
Um vídeo da manifestação começou a circular nas redes sociais, mostrando diversos passageiros aderindo ao ato de repúdio.
O afundamento dos bairros, resultado de décadas de mineração e extração de sal-gema pela empresa Braskem, atingiu dramaticamente cinco regiões da capital alagoana. O desmoronamento da mina 18, que ocorreu no último domingo (10), agravou ainda mais a já crítica situação enfrentada pela população local.
Estima-se que mais de 55 mil pessoas tenham sido diretamente impactadas por esse crime ambiental, contudo, nem todas receberam indenizações pelo prejuízo causado. Em um acordo com o prefeito JHC, a empresa desembolsou apenas R$1,7 bilhão para reparar os estragos, assumindo da posse de toda a região afetada.
A repercussão do episódio levou a organizações a exigirem o bloqueio de mais R$1 bilhão da Braskem, após a empresa recusar novas indenizações.
*Estagiária sob supervisão