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Confeitarias alagoanas aumentam vendas e trazem novidades para o fim de ano

Profissionais contam que lucro chega a aumentar até 40% e que investem em novidade e na ampliação dos negócios

Por Lucas Araujo* 16/12/2023 09h09 - Atualizado em 17/12/2023 13h01
Confeitarias alagoanas aumentam vendas e trazem novidades para o fim de ano
Guirlanda Brownie Rôof - Foto: Reprodução: Redes Sociais

O mês de dezembro é o período das comidas gostosas e das celebrações afetivas. Nessa época, sempre bem movimentada, o comércio e as vendas crescem, e no mercado de confeitaria não é diferente. Novas tendências e modelos de bolos e doces, alta demanda de pedidos, ter produtos a pronta entrega, tudo isso move os profissionais.

Vários confeiteiros se adaptam e comandam suas equipes de forma a prepará-los para a grande demanda que haverá. Em Alagoas, estes profissionais fazem hora extra para conseguir dar conta da demanda e atender os clientes.

"Muitas pessoas se organizam e agendam suas encomendas, mas grande parte também deixa para última hora, sabendo disso nos preparamos para atender a todos, ano passado por exemplo, até 22h da noite estávamos despachando pedidos para os clientes", comentou a confeiteira com especialidade em bolos de casamento e bolos inovadores, Sarah Costa.

Em entrevista para o Jornal de Alagoas, Sarah disse que precisa aumentar a sua equipe no mês de dezembro para conseguir atender as entregas das encomendas neste período do ano. "O fim de ano sempre tem um aumento significativo de pedidos, desde formaturas, confraternizações e casamentos, sem contar com o pico de vendas do natal e ano novo", comentou.

Confeiteira Sarah Costa com bolo em formato de vaso de flores/Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @sarahcostacake
Confeiteira Sarah Costa com bolo em formato de vaso de flores/Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @sarahcostacake

NOVIDADES

Marcado pelas celebrações, dezembro é o mês em que os profissionais da área apresentam novidades para atrair a atenção dos clientes e consequentemente, conseguir aumentar o lucro de seus negócios.

A confeitaria Rôof, localizada no bairro da Santa Lúcia, em Maceió, especialista no modelo delivery, sempre traz novidades em seu cardápio, principalmente nas festas de fim de ano. "Todos os anos lançamos um produto exclusivo, e esse ano as tortas mousses geladas serão novidades", disse Rosi França, proprietária da confeitaria.

Rosi França, dona da Confeitaria Rôof/ Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @confeitariaroof
Rosi França, dona da Confeitaria Rôof/ Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @confeitariaroof

Para ela, as novidades são importantes, mas, manter no cardápio, os itens que já são queridos pelos clientes, são fundamentais para fidelizá-los e trazer novas pessoas para conhecer esses produtos. Os doces, que são carros chefes da confeitaria chamam a atenção de novos compradores, através de feedbacks de antigos clientes e comentários sobre os produtos.

"Torta RedVelvet que chamamos de rainha da mesa e o rocambole duo que chamamos de rei da mesa", disse Rosi França, sobre os produtos mais pedidos do cardápio.

Torta Baby Rôof RedVelvet/ Reprodução: Redes Sociais
Torta Baby Rôof RedVelvet/ Reprodução: Redes Sociais


VENDAS E FATURAMENTOS


Sem dúvidas, o natal e o Réveillon são dois momentos do ano superimportantes para aumentar o faturamento das confeitarias.

"Em média, 30 a 40% do faturamento aumenta no período das festas de fim de ano" disse Rosi França.

Na confeitaria Rôof, os números de vendas neste mês variam entre os itens, e eles produzem em média, 350 tortas doces, 200 rocamboles e 250 tortas salgadas.

"No natal de 2022 totalizamos 800 vendas de produtos sob encomenda e pronta entrega. Para 2023 aumentamos 10% da meta", comentou Rosi.

“BOLO É COISA SÉRIA”


Os clientes e consumidores destes tipos de produtos têm ficado cada vez mais exigentes, diante de um mercado que vem crescendo cada vez mais e diversificando a produção para agradar o público.

Para a professora Alexsandra da Silva Souza, a época das festas de fim de ano é importante para se reunir, encontrar, abraçar, conversar, rir, relembrar os momentos com a família e os amigos, e também relembrar as pessoas que não estão mais presentes.

Ela diz que saber a procedência dos alimentos que estão sendo colocados na mesa da ceia é primordial neste momento, e com os doces não é diferente, no seu caso o bolo de chocolate, sobremesa preferida de Alexsandra, que não pode faltar em suas comemorações.

“Bolo é uma coisa séria, compramos para um prazer, um momento, tem que ser bom. Você compra o bolo porque quer saborear bem, e aí a certeza de que uma confeitaria boa, é 90 % da decisão de compra”, acrescentou Alexsandra.

ALTA DEMANDA


O aumento nas vendas faz com que profissionais da área contratem mais funcionários para ajudá-los a atender a demanda. É o caso de Ericka Viana, que trabalha com freelancers, para apoiar nas datas comemorativas.

Confeiteira Ericka Viana/Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @docesdaericka
Confeiteira Ericka Viana/Reprodução: Redes Sociais/Instagram: @docesdaericka


“Conseguimos atrair a clientela, através das redes sociais, fazendo as divulgações, trazendo produtos que são diferentes no mercado, para com isso conseguir atrair melhor, a atenção dos nossos clientes”, disse Ericka.

*Estagiário sob supervisão