Geral
Chuva volumosa deve continuar a atingir Região Nordeste até sexta-feira (22)
A circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântic
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) toda região nordeste terá um grande volume de chuva a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).
A circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, ao sul da Bahia, irá favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa.
Além destes sistemas, a influência da variabilidade intrasazonal influencia no aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.
A partir desta terça-feira (19), a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h.
*Inmet
*Estagiária sob supervisão