Geral
Advogadas defendem uma mulher para presidência na OAB/AL
Movimento defende o protagonismo feminino na instituição que terá eleição em novembro
Durante o primeiro dia da Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, foi marcado por um grupo de mulheres que se posicionou na defesa de uma mulher na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/AL). O evento, segue nesta sexta-feira (3), com uma vasta programação.
Como explica Lavínia Cavalcanti, professora do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Conferência da Mulher Advogada é um importante momento de defender o protagonismo feminino, inclusive na OAB.
“A Conferência que está sendo realizada em Maceió passou longe de temas importantes para a classe, como a paridade de gênero nas listas de quinto constitucional”, ressalta Lavínia Cavalcanti.
Para Thaísa Gameleira, uma das líderes do movimento, destaca que a Ordem dos Advogados do Brasil, em Alagoas, só teve uma mulher como presidente, que foi a advogada Fernanda Marinella. “O atual momento da instituição exige que tenhamos uma representatividade feminina real de novo”, pondera.
Samia Jucá, outra líder do movimento, ressaltou que a OAB precisava ter avançado em temas políticos dentro da Ordem. “Este ano temos eleição da OAB e a pauta feminina não pode ser usada por homens para se promoverem” afirmou.
Thaisa Gameleira e Lavínia Cavalcanti fizeram parte de listas para o Quinto Constitucional de tribunais alagoanos.
A Conferência Estadual da Mulher Advogada segue, no dia de hoje (3), com palestras e debates, e seu encerramento se dará às 19h, com a palestra de Cristiane Damasceno, Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.