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Usuários denunciam cobrança para agendamento do CadÚnico, em Maceió

"Facilitadora" realizava agendamentos mediante o pagamento de R$ 25,00

Por Redação* 03/05/2024 14h02
Usuários denunciam cobrança para agendamento do CadÚnico, em Maceió
Imagem retirada da reportagem - Foto: Reprodução/TV Pajuçara

Um serviço que deveria ser de fácil acesso para a população baixa renda de Maceió vem dando muita dor de cabeça para alguns usuários que tentam marcar um agendamento na unidade de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) de Maceió, no bairro da Serraria. Isso porque, apesar de ter um sistema de agendamento simples de forma on-line, a população enfrenta dificuldades para conseguir fazê-lo.

Em reportagem exibida pelo programa Balanço Geral, da TV Pajuçara, a produção simulou uma tentativa de marcação através do site da Prefeitura de Maceió, sem sucesso, recebendo a mensagem de que o serviço selecionado não possui horários disponíveis no momento.

Em denúncia realizada ao programa, uma mulher informa que soube da existência de uma "facilitadora" que conseguiria agilizar um agendamento para a denunciante, que precisava regularizar o número do Número de Identificação Social (NIS) para dar entrada no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O agendamento seria realizado mediante o pagamento de R$ 25,00. Toda a negociação foi realizada pelo aplicatico de mensagens WhatsApp.

"Ela disse que você conseguia fazer agendamento lá no Cadastro Único, é porque eu não tô conseguindo, eu fui até lá, eles me deram o site, me deram o telefone, mas eu não consigo de jeito nenhum marcar pra ir até lá", diz a mulher, que não quis se identificar à equipe de reportagem, em uma chamada de áudio.

"Eu consigo sim te agendar. De tarde só até as 14 horas. Esse aí é o meu PIX, caso você tenha interesse, você me manda um comprovante de PIX, nome completo, o CPF e a data de nascimento mesmo. Assim que eu agendar, eu entro em contato contigo digo o dia e hora que tu vem", explica a mulher, que após o envio do comprovante de pagamento, respondeu com o agendamento e uma lista do que é preciso para o atendimento.

Ao ser perguntada como seria a retirada da senha de atendimento, ela volta a explicar: "Aí você pega a senha comigo, eu fico na frente mesmo [do prédio], tirando xerox. Se preocupe não. Você chegando até as 14h a gente se encontra. E mesmo que eu não encontre você se preocupe não, vai até uma pessoa minha lá, pra lhe esperar, viu?".

Quando procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que um boletim de ocorrência foi registrado para que a polícia investigue a situação.

*Com informações da TV Pajuçara