Geral
Polícia Federal é acionada em caso de alagoanos "escravizados" no Espírito Santo
Superintende regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, classificou o episódio como inaceitável e acionou órgãos de apoio
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, classificou como triste e lamentável o episódio de trabalhadores alagoanos do município de Penedo submetidos a trabalho em condições análogas a escravidão em uma fazenda de café no município de Brejetuba, interior do Espírito Santo.
Uma mulher, ainda não identificada, gravou um vídeo denunciando que 11 trabalhadores, todos do município de Penedo, estão submetidos à condições de trabalho escravo, sendo ameaçados pelo empregador e com uma dívida imposta no valor 11 mil reais. Ela apela para que o grupo seja resgatado.
Cícero Filho disse que o fato é inaceitável e que assim que souberam do ocorrido, entrou em contato com a superintendente da Polícia Federal em Alagoas e com os superintendentes regionais dos trabalhos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e com outros órgãos que podem assistir os "escravizados".
"Quanto ao resgate é competência do grupo móvel do Ministério do Trabalho, nacional, especializado em combater esse tipo de crime, sob o comando do Ministério do Trabalho, mas com apoio de outros órgãos como o Ministério Público do Trabalho, PF e também a superintendência regional do Espírito Santo. Estamos atentos, acompanhando passo a passo o caso para dar todo o apoio a esses trabalhadores e seus familiares", declarou o superintendente em vídeo publicado nas redes.
Prefeitura de Penedo denuncia
A Prefeitura de Penedo, município de origem de todos os trabalhadores alagoanos "escravizados" no Espírito Santo informou que tomou conhecimento do caso em 13 de maio e denunciou ao Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL).
"De imediato, a Prefeitura de Penedo formalizou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, para adotar todas as medidas cabíveis visando à localização e ao amparo dos envolvidos. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Penedo está monitorando o desenvolvimento do caso com máxima atenção e já se colocou à disposição para facilitar o retorno seguro desses cidadãos a seu município de origem", informou.