Geral
Conheça uma proteína com pouca gordura e que ajuda a ganhar músculos
Comum na mesa dos brasileiros, essa proteína é rica em diversos nutrientes; veja qual é e como incluir na dieta
O frango é uma das carnes mais presentes na mesa dos brasileiros, e também uma das mais saudáveis! Delicioso e versátil, podendo ser preparado de diversas formas, ele tem várias vantagens muito interessantes para o organismo, seja cozido, assado, grelhado ou de outras formas.
Um benefício que muitas pessoas já sabem, especialmente aquelas que estão tentando emagrecer, é que ele é uma ótima opção de proteína nesse processo, já que tem baixo teor de gordura e uma boa variedade de vitaminas e minerais, contribuindo para a saciedade.
Porém, o frango tem também várias outras vantagens para a saúde e o organismo. Veja a seguir alguns deles, segundo a nutricionista Rita Novais:
Benefícios do frango
De acordo com a especialista, além da questão do emagrecimento, a proteína do frango é rica em aminoácidos, contribuindo para a manutenção e aumento do músculo. Ademais, a carne é fonte de vitaminas e minerais, principalmente do complexo B.
“A vitamina B12, encontrada no frango, é necessária para a produção de células vermelhas do sangue e para a saúde do sistema nervoso”, diz.
Rita explica que o frango é ainda uma boa fonte de zinco, um mineral que desempenha um papel crucial no sistema imunológico, na cicatrização de feridas e no metabolismo dos carboidratos. Se o consumo for sem exageros, o alimento não possui malefícios, desde que não esteja cru ou malpassado.
A carne branca é também uma boa forma de substituir a vermelha, que traz maior efeito inflamatório e risco cardiovascular.
Como consumir?
As opções de como consumir o alimento e receber os benefícios do frango são inúmeras! Ele pode ser assado, grelhado, ensopado ou utilizado em recheio de pães. Entretanto, algumas formas podem potencializar certas vantagens dele.
“Quando o frango é consumido cozido ou ensopado, a biodisponibilidade da proteína do frango é maior do que quando ele está grelhado. A umidade do cozimento preserva o valor nutricional”, explica Rita.