Geral

Cardio atrapalha ou ajuda a ganhar massa muscular? Entenda

Essa orientação ajuda a maximizar os seus resultados na academia

Por SportLife 03/06/2024 15h03
Cardio atrapalha ou ajuda a ganhar massa muscular? Entenda
Cardio atrapalha ou ajuda ganhar massa muscular - Foto: Shutterstock

Cardio atrapalha ou ajuda ganhar massa muscular? Essa dúvida costuma perturbar a mente de quem faz musculação com objetivo de hipertrofia. Afinal, gastar calorias na esteira ou na bike pode parecer algo contraproducente para quem precisa de superávit calórico para construir músculos.

Mas será que isso realmente faz sentido? Sabemos que, indubitavelmente, a prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar.

Veja se o cardio atrapalha ou ajuda ganhar massa muscular

“O treino de cardio quando bem equilibrado pode complementar e até melhorar o ganho de massa muscular. A chave está em encontrar o equilíbrio certo que permita a recuperação adequada e suporte o crescimento muscular. Integrar cardio de forma estratégica e manter uma nutrição adequada são essenciais para alcançar os melhores resultados em termos de saúde e performance,” disse o nutrólogo Dr. Ronan Araujo.

Incorporar sessões de cardio de intensidade moderada de 20 até 30 minutos por algumas vezes na semana pode ser benéfico sem interferir significativamente na hipertrofia.

Outro fato é que o cardio aumenta a capacidade do corpo de oxidar gorduras para energia, e, especialmente durante atividades de baixa a moderada intensidade. Isso é vantajoso tanto para a perda de gordura quanto para a preservação do glicogênio muscular durante treinos intensos de musculação.

“A prática de exercícios de cardio pode melhorar significativamente a resposta metabólica do corpo e permite processar energia de forma mais eficiente. O cardio aumenta a função e o número de mitocôndrias nas células musculares, essenciais para a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), a principal forma de energia utilizada pelo corpo”, comentou o especialista.

Cuidado

Treinos excessivos de cardio comprometem, isto é, prejudicam tanto recuperação muscular quanto a síntese proteica ideal para o crescimento muscular. O motivo é que o exagero de aeróbicos eleva os níveis de cortisol, hormônio catabólico que interfere na síntese proteica e no crescimento muscular. E, portanto, os seus níveis altos reduzem a eficiência do ganho de massa muscular.

“Combinar treinos intensos de cardio e musculação pode levar ao overtraining, uma condição onde o corpo não consegue se recuperar adequadamente. Isso pode resultar em diminuição do desempenho, aumento do risco de lesões e estagnação dos ganhos musculares”, concluiu Ronan Araujo.