Geral
Festival Cena Nordeste desembarca em Maceió para mais dois dias de intercâmbio cultural
Segundo de nove encontros do evento acontece no Centro de Inovação do Jaraguá com artistas de todos os estados nordestinos
A primeira edição do Cena Nordeste Festival desembarca neste fim de semana em Maceió para a sua segunda parada de 2024. A programação na capital alagoana acontece na sexta-feira (7) e no sábado (8) e mais uma vez vai reunir artistas dos nove estados nordestinos, de oito linguagens artísticas diferentes, que vão realizar um intercâmbio artístico-cultural no Centro de Inovação Jaraguá.
Esta segunda parada do festival acontece numa parceria do Consórcio Nordeste, que centraliza a organização do evento nas diferentes capitais nordestinas, com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas.
Como ficou conjuntamente acordado, a cada novo encontro os estados visitantes mandam representantes de diferentes linguagens para apresentações que acontecerão gratuitamente para o público local. Assim, em Maceió, vai haver artesanato e música alagoana, teatro baiano, espetáculo de dança cearense, circo sergipano, arte urbana potiguar, audiovisual pernambucano, cultura popular piauiense, forró maranhense e música paraibana.
Para a secretária de Estado da Cultura e da Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, a chegada do Festival a Maceió representa uma excelente oportunidade de destacar a diversidade cultural nordestina.
“Estamos muito felizes em receber o Cena Nordeste Festival aqui em Alagoas. O evento é uma oportunidade para celebrarmos e compartilharmos a riqueza da cultura nordestina, além de fortalecer nossos laços culturais e proporcionar ao público uma experiência inesquecível”, destacou.
O Cena Nordeste começou em João Pessoa, no mês de maio, e agora chega a Maceió. Até o final do ano, vai passar por todas as demais capitais nordestinas. Por exemplo, visita São Luís em 5 e 6 de julho, Teresina em 2 e 3 de agosto, Recife em 31 de agosto e 1º de setembro, Natal em 21 e 22 de setembro, Aracaju em 11 e 12 de outubro, Fortaleza em 16 e 17 de novembro e Salvador em 7 e 8 de dezembro.
As atrações são sempre definidas por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião do fim de semana fica responsável pela hospedagem de quem chega, e os visitantes custeiam o traslado de quem viaja.
Programação
Sexta-feira (7 de junho)
15h - Exposição de arte popular e venda de artesanato alagoano - Hall principal15h - Grupo Transart - Hall principal16h - Espetáculo “Procura-se uma palhaça só” - Auditório18h30 - Rui Mário - Estacionamento19h50 - Escurinho e Banda - Estacionamento21h - Tequilla Bomb - Estacionamento22h30 - Banda Vibrações - Estacionamento;
Sábado (8 de junho)
14h - Espaço Alagoas Feita à Mão - Hall principal14h - Reisado da Boa Hora - Anfiteatro15h - “CorpoBaião: como permanecer juntes?” - Estacionamento16h - Mostras audiovisuais “Paola”; “Mulher Maracatu”; “Paola”; e “Onde está Mymye Mastroiagnne” e mesa-redonda com diretores - Auditório19h - Favela Soul Battle convida Batalha Marginal - Estacionamento20h - Apresentação de “Borépetei” - Estacionamento21h - Coretfal - Estacionamento22h - Show Djavaniano de Arielly Oliveira, Jonathan Silva, Ahron Saem, Allan da Costa e Myrna Araújo - Estacionamento