Geral

Uncisal eleva em 54% número de projetos de extensão universitária entre 2023 e 2024

Instituição passou de 53 para 82 projetos ativos; número é o maior da história recente da universidade

Por Redação 17/06/2024 09h09
Uncisal eleva em 54% número de projetos de extensão universitária entre 2023 e 2024
Uncisal - Foto: Reprodução

Considerado um dos tripés da educação superior, a extensão universitária obteve um aumento significativo na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) entre os anos de 2023 e 2024. A Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal (Proex) registrou um crescimento de 54% no número de projetos cadastrados ativos, chegando, assim, ao maior número registrado na história da universidade.

De acordo com a Pró-Reitoria Estudantil (Proex), em 2023, existiam 53 projetos ativos na instituição. Já em 2024 esse número saltou para 82 projetos ativos. O crescimento é ainda mais surpreendente quando o total de projetos é comparado ao ano de 2022: eram 21 projetos de extensão ativos na Uncisal naquele ano.

A extensão é considerada um dos tripés da educação superior, ao lado do ensino e da pesquisa, e representa a ação da universidade junto à comunidade. Por meio da extensão, é possível o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento desenvolvido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.

O crescimento da modalidade na Uncisal se deve a um esforço conjunto da Proex e das instâncias acadêmicas da universidade para ampliar as ações extensionistas na instituição. Em 2018, o Ministério da Educação editou uma portaria na qual previa a curricularização da extensão, com a obrigatoriedade de que 10% da carga horária dos cursos passassem a contar com atividades de extensão

“Iniciamos a curricularização da extensão universitária com o curso de Medicina em 2019. Em seguida, no ano de 2021, implantamos nos cursos tecnológicos. Por fim, a partir de 2023, demos início à implantação nos demais cursos bacharelados e EAD”, explica Margareth Tavares, pró-reitora de Extensão da Uncisal. O processo de implantação contou com atividades como cursos, ações, oficinas e eventos.

Para a pró-reitora, é impossível apontar um único projeto entre os destaques da universidade. Margareth Tavares ressalta que todos os projetos têm relevância social e que, dessa forma, demonstram a contribuição da instituição para o desenvolvimento local do estado. Hoje a Uncisal conta com a implantação de extensão em 100% dos seus cursos.

“Todos os projetos têm suas contribuições porque trazem um retorno para a sociedade de forma marcante e contribuindo com a prestação de serviço, como é o caso do MedEnsina, do Sorriso de Plantão, do Empreendedorismo, do Saber + Saúde, do Radiologia de mãos dadas com o SUS, da Ação Digital para Idosos. Esse impacto social na sua amplitude é que registra o marco da extensão universitária”, conclui Margareth Tavares.


*Com Ascom Uncisal