Geral
Secretárias representam Alagoas em encontro internacional de educação
Missão a Portugal discutiu a avaliação educacional em larga escala, e discutiu o papel da inteligência artificial dentro do ambiente e nos processos educacionais
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e a secretária executiva de Gestão Interna, Maria Gevan, participaram esta semana da Missão Educacional a Portugal. Com destaque para o 7º Encontro Anual da FLIP+, um congresso internacional de avaliação escolar, o evento aconteceu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, capital portuguesa.
A iniciativa busca discutir e encontrar caminhos para aprimorar a avaliação educacional em larga escala, um tema crucial na agenda educacional atual. A missão em Lisboa busca explorar o papel da Inteligência Artificial (IA) nas avaliações educacionais. Novas tecnologias têm impactado profundamente o processo de ensino e aprendizagem, e a IA oferece oportunidades significativas em termos de custos, eficiência e confiabilidade na medição do desempenho dos estudantes.
Já o FLIP+ é um consórcio de países com foco em pesquisa e produção de tecnologias de instrumentos avaliativos em plataformas de avaliação digitais. Neste encontro, os gestores puderam conhecer as experiências de Portugal, País de Gales, França, Suíça e Lituânia na área da avaliação escolar. Também houve um debate sobre os desafios da avaliação da Educação Básica no Brasil. A secretária Roseane Vasconcelos reforçou a importância do evento.
“A educação é uma pauta central do Governo de Alagoas. Então, poder participar de encontros como este é extremamente importante. A ideia, portanto, é poder transformar essas experiências em ações que possam se somar àquelas que já aplicamos aqui na rede estadual de ensino, para que possamos fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, proporcionar perspectiva de futuro para cada vez mais alagoanos”, afirmou Roseane.
MAIS ATIVIDADES
Além dos debates sobre IA, a programação incluiu um diálogo sobre o sistema educacional de Portugal e uma visita a escolas públicas de Lisboa. Foi o que aconteceu na programação da última terça (18), quando os secretários participaram de uma visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência e assistiram a uma apresentação do sistema de ensino português, na Escola Dom Pedro V.
A missão conta com a participação especial do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que foi representado pela diretora executiva, Nilce Costa, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições educacionais brasileiras, é uma iniciativa do CAEd/UFJF, com apoio da Fundação Cesgranrio.