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Equatorial é multada em mais de R$ 12 milhões por descumprir contrato

Concessionária de energia também é acusada de descumprir disposições contratuais sobre a qualidade no serviço

Por Redação 28/06/2024 14h02 - Atualizado em 01/07/2024 09h09
Equatorial é multada em mais de R$ 12 milhões por descumprir contrato
Equatorial Alagoas - Foto: Assessoria

A concessionária de energia do Estado, a Equatorial Alagoas, foi multada em mais de R$ 12 milhões. As multas foram publicadas na edição da última quarta-feira, 26 de junho, do Diário oficial do Estado. 

A decisão foi do colegiado da agência reguladora do Estado, a Arsal, que negou recurso administrativo da concessionária e ratificou o auto de infração, impondo multa de R$ 9.893.893,77. A

primeira multa trata de descumprimento de disposições legais, regulamentares e contratuais.

A Equatorial Alagoas também é acusada de descumprir disposições contratuais relativas aos níveis de qualidade dos serviços de energia elétrica ou do atendimento por meio do teleatendimento, resultando em uma segunda multa, no valor de R$ 4.240.991,62.

Nota de esclarecimento:

Sobre a decisão do colegiado da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), a Distribuidora informa que os processos foram submetidos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para deliberação em caráter administrativo final a respeito do caso.

A Equatorial Alagoas destaca, que já aportou nos 102 municípios alagoanos mais de R$ 1,7 bilhão, desde que assumiu a concessão, em 2019. E como parte do compromisso assumido com os mais de 1 milhão e 300 mil clientes, a Distribuidora construiu oito novas subestações: Serraria, Ipioca e Cidade Universitária, em Maceió; Barra de São Miguel, Craíbas, Costa dos Corais, em Porto de Pedras, Coruripe II e Girau do Ponciano. Outros investimentos da concessionária incluem a ampliação de 12 subestações de energia elétrica, e a construção de 1.663km de redes, além da substituição de postes e transformadores, que permitem atualização e modernização das redes em todos os níveis de tensão.

Os resultados das melhorias e de todos investimentos realizados pela Distribuidora, podem ser evidenciados pelos indicadores que medem a duração e frequência de interrupções de energia, desde a sua concessão no estado. A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mostra o tempo médio em que os alagoanos ficam sem luz, reduziu 74,2% de março de 2019 a abril de 2024, saindo de 63,26 horas para 17,2 horas. Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que calcula a quantidade de vezes em que houve falta de energia no Estado, caiu de 19,32 para 6,09, o que representa uma diminuição de 64,28%, se compararmos de março de 2019 a abril de 2024.

A Distribuidora também reforça que tem realizado melhorias em seus canais de atendimento, oferecendo cada vez mais comodidade, praticidade e agilidade para a solicitação de serviços e registro de ocorrências.

E o Plano de Investimentos segue em plena execução, com obras de expansão do sistema elétrico e ações de melhoria da rede e dos serviços, que irão reforçar ainda mais a qualidade do fornecimento e o atendimento aos clientes.