Geral
Festival Folclórico de Parintins opõe bois Caprichoso e Garantido depois de união inédita no BBB
Torcidas azul e vermelha se uniram pela cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, finalista da edição deste ano
O tradicional Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, põe frente a frente os bois Caprichoso e Garantido há mais de 50 anos. Na Arena do Bumbódromo, um público apaixonado torce, veste as cores preferidas e se emociona com lendas e rituais indígenas.
No livro Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum conta uma história onde nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditam que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade esplêndida onde as pessoas vivem como seres encantados, e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, que consegue ir até essa cidade, conversar com os moradores e eventualmente trazê-los de volta ao nosso mundo.
Essa cidade, cheia de tradições amazônicas e lendas indígenas, tem nome: Parintins, o Eldorado Amazônico.
A 370km de Manaus, Parintins fica no Leste do estado, dentro do arquipélago Tupinambarana. Só é possível chegar lá de avião ou barco. São 12 horas de viagem pelo rio Amazonas. Mesmo assim, a expectativa dos organizadores é de que o número de visitantes do Festival Parintins seja o dobro do total de moradores da ilha.
O maior festival folclórico do país divide a cidade em tudo. Até na missa anual para pedir bênçãos da padroeira, o azul e o vermelho ficam em lados opostos. Os bois Caprichoso e Garantido se enfrentam na Arena do Bumbódromo. E até as arquibancadas entram na disputa. A “galera” é um dos 21 itens avaliados no Festival, que começou na noite de sexta-feira (28) e terminou neste domingo (30).
Os pajés e as cunhã-porangas – que na tradição indígena são “as mais bonitas da floresta”, também têm suas performances analisadas. Marciele Albuquerque é a cunhã-poranga do boi Caprichoso, e a ex-BBB Isabelle Nogueira, a do Garantido.
Isabelle conseguiu uma façanha inédita: unir os dois bois. Ao menos na final do BBB, quando ambos se juntaram para torcer para ela vencer a edição.
“E quando eu vi na final os dois bois, as duas nações, a torcida ali, eu fiquei, assim, extremamente impactada, feliz, alegre, e com um sentimento de vitória”, disse a cunhã-poranga do Garantido.
No entanto, passada a final do Big Brother Brasil, a união acabou.
“Acabou o BBB, acabou o amor. Aqui fora é outra coisa”, disse Marciele.
O resultado da edição 2024 do Festival Parintins sai nesta segunda-feira (1º).