Geral
Maceió tem a terceira pior qualidade de vida do país entre as capitais, diz estudo
Índices como expectativa de vida, taxas de homicídios e educação superior foram considerados no ranking
Maceió tem a terceira pior qualidade de vida do país entre as capitais brasileiras, de acordo com o estudo divulgado no Jornal O Globo, nesta quarta-feira (3), e que se baseia no Índice de Progresso Social (IPS).
O levantamento aponta que a melhor capital é Brasília (DF), seguida por Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). Maceió está no 25º lugar dentre as 27 capitais brasileiras, ficando a frente apenas do Macapá (AP) e Porto Velho (RO).
Para a formação do ranking, os pesquisadores avaliam mais de 300 indicadores e dados de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
Segundo o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, o intuito da pesquisa não é de ranquear os maiores PIBs, e sim estimar os melhores resultados de índices importantes como a expectativa de vida, menores taxas de homicídio, o acesso à educação superior, poluição, entre outros.
“Para o IPS não interessa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida”, explica o coordenador.
Ranking das melhores capitais
*Estagiária sob supervisão