Geral

Limão: confira mitos e verdades sobre o consumo da fruta

O limão, especialmente misturado com água, possui propriedades antioxidantes que contribuem para o bom funcionamento do organismo

Por Metrópoles 17/07/2024 13h01
Limão: confira mitos e verdades sobre o consumo da fruta
Imagem ilustrativa - Foto: Zhengshun Tang/Getty Images

O limão é conhecido por seus diversos benefícios à saúde e versatilidade na cozinha, mas também está cercado de mitos. Descubra o que é verdade sobre o uso dessa fruta e o que não passa de crença popular.

A fruta tem importantes propriedades cítricas, como folato e flavonoides, além de outros compostos, incluindo ácidos fenólicos, cumarinas, ácidos carboxílicos e aminoácidos.

“O limão, seja puro ou com água, é ótimo para o organismo. A fruta é rica em vitamina C, que estimula o colágeno e melhora a imunidade”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto.

Ela acrescenta que a ingestão não precisa ser em jejum, uma vez que as vantagens são obtidas em qualquer horário.

Confira mitos e verdades sobre o limão:

MITO: Corta gordura dos alimentos

O nutricionista Omar de Faria explicou que, quando o ácido da fruta entra em contato com a mucosa intestinal, ocorre a liberação do hormônio secretina, que manda uma “mensagem para fígado se preparar para a “digestão de gordura”.

“No entanto, isso, por si só, não é capaz de ‘dissolver’ gordura, apenas facilita a digestão”, completa.

MITO: Água com limão emagrece

O nutricionista Bruno Rua, que atende em Brasília, diz que consumir suco de limão para emagrecer é um mito, mas afirma que o hábito pode trazer benefícios.

“O suco cria uma ambiente ácido, que facilita a digestão, mas não existe isso de emagrecer. Para perder peso, é necessário déficit calórico”, explicou Bruno.

VERDADE: Melhora a hidratação

Pessoas que estão desidratadas podem experimentar sintomas como dores de cabeça, constipação e fraqueza. Uma maneira eficaz de se hidratar logo pela manhã é beber uma mistura de água com limão.

“Se a pessoa consome essa combinação no início do dia, os 200 ml já contribuem para a hidratação,” explicou a nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília.

VERDADE: Ajuda na digestão

Consumir água com limão em jejum também favorece a digestão. A bebida ativa os receptores das células S, que estão localizadas no intestino delgado, promovendo a função do pâncreas.

VERDADE: Fortalece o sistema imunológico

O limão é uma fruta rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, com propriedades que melhoram a hidratação do organismo e fortalecem o sistema imunológico.