Geral

"Prefeito blogueiro": Estudantes da UFAL criticam JHC após mudanças no sistema de transporte

Em protesto, alunos da universidade não pouparam críticas ao gestor municipal; uma das vias foi fechada no sentido do município de Rio Largo

Por Ruan Teixeira 18/07/2024 18h06 - Atualizado em 19/07/2024 16h04
'Prefeito blogueiro': Estudantes da UFAL criticam JHC após mudanças no sistema de transporte
Manifestantes também cobraram mais acessibilidade e iluminação - Foto: Paulo Bugarin

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) chamaram JHC (PL) de ''prefeito blogueiro", em protesto na tarde desta quinta-feira, 18, contra o novo sistema de tráfego imposto pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Os manifestantes seguravam cartazes com frases como "JHC, devolva nosso busão", "Tira a mão do meu busão JHC".

A reportagem do Jornal de Alagoas pôde acompanhar de perto a revolta dos alunos na manifestação. A mudança no sistema de transporte retirou oito linhas de ônibus que circulavam dentro do campus universitário, substituindo-as por uma linha circular.  

Izadora Lima, estudante de serviço social, é deficiente física e se mostrou extremamente revoltada. ''Eu vim aqui reivindicar do prefeito JHC que preste atenção nos estudantes e revogue essa tentativa de tirar os ônibus aqui da entrada Ufal, pois dificulta muito o trajeto de quem vem estudar, fica muito inviável termos que ir para dentro da Ufal e retornar para pegar o ônibus depois. Estudantes do período noturno ficam aqui fora nesse ponto que não tem acessibilidade, que não tem segurança. É fundamental que os ônibus estejam rodando tanto dentro como fora da Ufal''. 

Quem também falou com a reportagem foi Clara Fernanda, estudante de geografia. Ela alegou que está ciente que os trabalhadores precisam do transporte, mas os estudantes também. ''Todos nós precisamos de segurança, principalmente os que estudam pela noite na universidade'', clamou.   

Ana Carolina, outra estudante de serviço social disse que o problema de mobilidade urbana na Ufal não é novo, e que sempre passaram por vários ''perrengues''. 

''Já fomos assaltados na universidade. E agora tiraram as poucas linhas que entravam nela, colocaram uma linha para rodar que não vai até o começo da passarela. Então estamos reivindicando e mostrando que o Movimento Estudantil não está dormindo, nunca dormiu e não dormirá. Então, até JHC rever essa questão, iremos ocupar as ruas e reivindicar por nossos direitos'', frisou. 


O protesto bloqueou uma das vias da Avenida Durval de Góes, no sentido Rio Largo, gerando congestionamentos na região.  

A reportagem do Jornal de Alagoas entrou em contato com o Munícipio de Maceió, mas até o momento não obteve resposta. O espaço está aberto para atualizações.  

Já o DMTT, informou que na última terça-feira (16) recebeu representantes dos estudantes e que ficou definida a ampliação do trajeto da linha 4000 - ''Circular UFAL, sendo que já naquele dia o ônibus passou a sair do campus, seguir até a antiga rotatória da PRF e retornar à universidade para o percurso interno''. 

''O DMTT informa ainda que, também a pedido dos estudantes, será acrescentado mais um ônibus para a linha 4000, melhorando o atendimento dos usuários, já na segunda-feira (22).  

Os ônibus pegam os passageiros nos pontos externos à UFAL, sem que haja a necessidade do estudante caminhar de um ponto para outro para ter acesso ao veículo. O órgão também atua em conjunto com a ILUMINA, para melhorar a iluminação no entorno da universidade, o que inclui os abrigos de ônibus localizados na entrada da instituição, em ambos os lados da Avenida Lourival de Melo Mota. Uma nova reunião ficou acertada para esta sexta-feira (19), com os mesmos representantes presentes no encontro anterior, para que sejam compartilhadas as recentes alterações''', diz nota enviado ao Jornal de Alagoas.