Geral
Alagoas Previdência anuncia prova de vida digital para pensionistas nascidos em agosto
Procedimento está sendo feito pela plataforma do governo federal, por meio do reconhecimento facial
A Alagoas Previdência, unidade que tem por competência gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL), está fazendo a Prova de Vida Digital dos pensionistas civis. Agora, vai iniciar a etapa para os nascidos em agosto. Lembrando que para os pensionistas nascidos em julho, a prova de vida segue até dia 31 de agosto.
A Prova de Vida Digital começou no dia 1º de julho de 2024, e está sendo feita apenas para os pensionistas civis da autarquia, cerca de 6 mil, no mês do aniversário. O procedimento é a comprovação anual obrigatória, para certificar de que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.
A partir do ano que vem, a autarquia irá incluir os aposentados no processo da Prova de Vida Digital. Assim, tornando-se obrigatória durante todos os anos, sempre no mês do aniversário do aposentado e pensionista.
O procedimento é realizado pela plataforma do governo federal (gov.br), por meio do reconhecimento facial. A Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, autoriza a disponibilização da ferramenta de apoio à gestão da comprovação de vida dos beneficiários dos RPPS, constante do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).
Como fazer a Prova de Vida Digital
A Prova de Vida Digital é realizada no aplicativo gov.br por meio do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em Serviços, clique em Prova de Vida;
4. Na tela Histórico de Prova de Vida, selecione a Prova de vida pendente;
5. Na tela Autorização, clique em Autorizar;
6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em OK;
8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para Autorizado.
Se o beneficiário tiver dúvidas ou dificuldades, a autarquia está disponibilizando guichês de atendimento específicos na sede, situada na Avenida da Paz, 1864, Empresarial Terra Brasilis – Térreo, Centro, Maceió-AL.