Geral
Maternidade de hospital inaugurado por JHC está fora de rede de assistência do SUS
Defensoria Pública do Estado solicitou inclusão do hospital no mapa de vinculação da RAMI; unidade deverá atender o pedido no prazo de 30 dias

Em reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL), nesta terça-feira, 30, a Secretaria de Saúde do Município de Maceió (SMS) se comprometeu a incluir a Maternidade do Hospital da Cidade no mapa de vinculação da Rede de Assistência Materno Infantil (RAMI).
A reunião, convocada pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, do Núcleo de Proteção Coletiva, ocorreu após a constatação de que a Maternidade não estava incluída no mapa de vinculação, apesar de estar em funcionamento há mais de 30 dias. Até o momento, a maternidade tem funcionado através da regulação do Pronto, recebendo pacientes de várias localidades.
Além da inclusão no mapa, na oportunidade, o diretor do Hospital da Cidade, Rogério César Correia Bernardo, informou que a unidade de saúde pode disponibilizar um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) na maternidade. Também mencionou que a SMS está com um procedimento, aberto há cerca de 15 dias, para abrir mais cinco leitos, que aguarda apenas materiais, uma vez que a estrutura física e profissional já está pronta.
Uma nova reunião será realizada na próxima semana para que o município apresente o estudo de cálculos e proporcionalidade para a inclusão da maternidade no mapa.
