Geral

Gestantes têm direito ao pré-natal garantido nas unidades de saúde municipais

Acompanhamento da gravidez é feito por profissionais de saúde por meio de consultas, exames e orientações

Por Secom Maceió 02/08/2024 10h10
Gestantes têm direito ao pré-natal garantido nas unidades de saúde municipais
Cuidados do pré-natal promovem prevenção de doenças e redução da mortalidade materno-infantil. Foto: Reprodução da internet - Foto: Reprodução

O pré-natal é um cuidado que é oferecido em todas as 69 unidades básicas de saúde do município de Maceió e é uma prioridade na assistência à gestante e ao bebê.

O atendimento também é efetivado no horário estendido do Corujão da Saúde e nas ações itinerantes do programa Saúde da Gente, o que garante a assistência adequada às usuárias do SUS, de forma mais prática, o mais próxima possível de sua residência.

Confira AQUI a relação das unidades de saúde da capital alagoana para que as mulheres em gestação, sejam acompanhadas e acolhidas para receberem toda a assistência necessária no período, cujo acesso é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O pré-natal é uma estratégia da atenção primária para garantir às gestantes, consultas médicas regulares e exames periódicos – de sangue e de imagem – utilizadas para avaliar e monitorar o crescimento da barriga e o desenvolvimento do bebê, acompanhando passo a passo o estado geral de saúde da criança e da futura mamãe.

Com o procedimento é possível prevenir e/ou detectar patologias de forma precoce, tanto maternas como fetais, reduzindo o risco de mortalidade materna e infantil.

O monitoramento ainda abre espaço para que médicos e enfermeiros esclareçam dúvidas da gestação e orientem acerca da alimentação adequada, uso correto de medicamentos (quando necessário), sintomas da gravidez e modalidades de parto, com suas indicações e possíveis complicações.

Todo o acompanhamento é registrado na Caderneta da Gestante, instrumento produzido para documentar as várias fases da gravidez, e fundamental para assegurar, desde os primeiros meses da gestação, a vinculação com alguma maternidade da capital para o momento do parto.