Geral

Cesmac comemora 10 anos de excelência no curso de Medicina em Alagoas

Formação já se posiciona entre os 20 melhores cursos de instituições privadas do Brasil, segundo o Enade

Por Vinícius Rocha 09/08/2024 17h05 - Atualizado em 09/08/2024 18h06
Cesmac comemora 10 anos de excelência no curso de Medicina em Alagoas
Evento reuniu profissionais, docentes e discentes para celebrar os 10 anos do curso de Medicina do Cesmac - Foto: Assessoria Cesmac

Em uma grande celebração que reuniu discentes, docentes, autoridades do setor médico e membros da sociedade alagoana, o Centro Universitário Cesmac comemorou os 10 anos do curso de Medicina, em evento realizado no Centro Cultural Dr. João Sampaio, no bairro do Farol, em Maceió, nesta quinta-feira (8). 

O coordenador do curso, Dr. André Falcão, destacou a evolução constante da formação oferecida pelo Cesmac, que busca aliar excelência técnica e ética profissional. “Nosso objetivo é formar médicos altamente capacitados, tanto em habilidades técnicas quanto em princípios éticos. A excelência é um caminho, não um ponto de chegada”, afirmou o nefrologista, que acumula 30 anos de experiência na docência.

O curso de Medicina do Cesmac já se posiciona entre os 20 melhores cursos de instituições privadas do Brasil, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e é marcado por uma metodologia de ensino inovadora e um projeto global que visa atender às demandas do século 21, sem deixar de lado uma formação humanista. “Trabalhamos com uma seleção rigorosa de professores qualificados e comprometidos com a formação dos alunos, além de contar com o apoio irrestrito da instituição. Esse conjunto de esforços se reflete nos resultados que temos alcançado”, enfatizou Dr. André Falcão.

Entre os principais méritos do curso estão o reconhecimento pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que concedeu o selo de qualidade à instituição, colocando o Cesmac como uma referência no ensino médico em Alagoas, ao lado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Foto: Ascom Cesmac

De acordo com o coordenador, os resultados alcançados pelos egressos do curso confirmam o sucesso do projeto educacional,  uma vez que os alunos Cesmac têm se destacado em concursos, conquistado boas residências, participado da edição de livros e assumido cargos importantes, como secretarias de saúde. “Os médicos formados pelo Cesmac têm se diferenciado não apenas pela técnica, mas também pela postura ética que cultivamos desde a graduação. O fato de estarmos entre os melhores cursos particulares do país é uma percepção clara de que estamos no caminho certo”, concluiu o coordenador.

Família Sampaio

Consolidando uma trajetória de sucesso na educação alagoana, os 10 anos do curso de medicina e os 50 anos de Cesmac, comemorado em 2023, representam um grande marco para a tradicional família Sampaio, fundadora da instituição.

O reitor João Sampaio Rodrigues Filho falou sobre as marcas dessa trajetória para a sociedade alagoana e brasileira. 

"A celebração dos 10 anos do curso de medicina transcende o nosso compromisso com a formação acadêmica e científica, por também contemplar as realizações da nossa responsabilidade social", afirmou ao Jornal de Alagoas. 

João Sampaio Neto (esquerda) durante celebração dos 10 anos da Medicina no Cesmac

Durante a celebração do curso, o reitor foi representado pelo seu neto João Sampaio Rodrigues Neto, que atua como pró-reitor de gestão e planejamento do Cesmac.