Geral
Sesau adquire 27 novos desfibriladores externos automáticos para o Samu Alagoas
Equipamentos utilizados para atender pacientes que sofreram paradas cardiorrespiratórias serão destinados à Central Maceió e 16 Bases Descentralizadas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) adquiriu 27 novos desfibriladores externos automáticos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Os equipamentos, que são utilizados para restabelecer o ritmo cardíaco de pacientes que sofreram paradas cardiorrespiratórias, serão destinados à Central Maceió e às 16 Bases Descentralizadas da I Macrorregião de Saúde.
Dos 27 desfibriladores externos automáticos, 11 serão utilizados nas Unidades Suporte Básico (USBs) e Motolâncias da Central Maceió. Já os outros 16 equipamentos serão distribuídos entre as 16 Bases Descentralizadas da I Macrorregião de Saúde, responsáveis por atender os moradores dos 56 municípios situados nos litorais Norte e Sul, Zona da Mata, Vale do Paraíba e Região Metropolitana da capital alagoana.
As 16 Bases Descentralizadas da I Macrorregião de Saúde estão situadas nos municípios de Teotônio Vilela, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Murici, Maragogi, Rio Largo, São Luís do Quitunde e Viçosa. Também integram o grupo, os municípios de Coruripe, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Campos, Atalaia, Joaquim Gomes, Porto Calvo, Marechal Deodoro e União dos Palmares.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a aquisição dos novos desfibriladores externos automáticos para o Samu demonstra o empenho da gestão estadual da saúde em assegurar que a população tenha acesso à assistência pré-hospitalar qualificada. “Além de contarmos com socorristas treinados e capacitados para atender os casos mais complexos, estamos possibilitando que os profissionais tenham acesso a mecanismos tecnológicos para auxiliá-los no atendimento da população, evitando óbitos e sequelas”, frisou o gestor da saúde estadual alagoana.
Treinamento
E para assegurar a utilização eficiente dos desfibriladores externos automáticos, os profissionais da Central Maceió do Samu e das 16 Bases Descentralizadas da I Macrorregião de Saúde foram capacitados. O treinamento ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, onde as equipes aprenderam a manusear os aparelhos.
Para a supervisora de logística do Samu, enfermeira Lívia Amorim, o treinamento foi importante, por possibilitar que os socorristas utilizem corretamente os desfibriladores externos automáticos. “Esse é um momento muito feliz para todos que fazem o Samu. Estamos equipando nossas USBs para melhor atender os pacientes que estão em parada cardiorrespiratória”, afirmou.
O equipamento
O Desfibrilador é um dispositivo médico, projetado para tratar arritmias cardíacas potencialmente fatais, como a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular. Ele age enviando uma descarga elétrica controlada ao coração, restaurando o ritmo cardíaco normal. Este dispositivo é frequentemente usado em situações de parada cardíaca súbita, onde a rapidez da intervenção é crucial.
Os desfibriladores externos automáticos são dispositivos portáteis e automáticos, que podem ser usados pelos condutores socorristas e técnicos de enfermagem que atuam nas Bases Descentralizadas. Eles analisam o ritmo cardíaco do paciente e determinam se uma desfibrilação é necessária. Caso seja, o equipamento fornece instruções de voz passo a passo sobre como usar o dispositivo. Já nas Unidades de Suporte Avançado (USAs), são utilizados monitores e desfibriladores fixos.