Geral

Escola estadual está entre os 20 melhores Idebs do ensino médio do Brasil

Localizada em Ibateguara, a Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira alcançou nota 6,6 e, pela segunda vez consecutiva, teve o melhor Ideb do ensino médio de Alagoas

Por Ascom Seduc 19/08/2024 09h09
Escola estadual está entre os 20 melhores Idebs do ensino médio do Brasil
Escola estadual está entre os 20 melhores Idebs do ensino médio do Brasil - Foto: Thiago Athaíde / Ascom Seduc

A Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, de Ibateguara, está entre as melhores notas do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no país. A unidade da Zona da Mata conquistou média 6,6 e, pela segunda vez consecutiva, alcançou o melhor Ideb do ensino médio de Alagoas, superando inclusive o seu desempenho em 2021, quando pontuou 6,2 e também obteve o melhor desempenho do estado neste nível.

Conquista coletiva


Com 760 estudantes matriculados – sendo 577 no ensino médio regular e 183 na modalidade Educação de Jovens e Adultos Modular –, a escola é a única unidade de ensino médio do município e seus alunos são, na maioria, oriundos da zona rural.

Raabe Bispo, gestora-geral da instituição, comemora o resultado e conta o que levou a superar o já destacado desempenho de 2021. “Os números são a prova de um trabalho realizado. Quando ficamos em primeiro lugar em 2021, muitas pessoas nos perguntaram como isso foi possível. E a gente já respondia: priorizando estudante e formação docente, o que inclui, dentre outras ações, acompanhamento pedagógico, formação docente via HTPC [horário de trabalho pedagógico coletivo] e acompanhamento da frequência escolar do estudante com busca ativa e visita à comunidade. E agora, com esse resultado de 2023, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, avalia a gestora.

Ela também reflete o impacto que esse resultado terá nas próximas ações da escola. “Ficamos muito orgulhosos e temos a certeza de que iremos fazer mais. Esta conquista é fruto de um trabalho orquestrado e alinhado com toda comunidade escolar. Para os próximos anos, queremos continuar aumentando as proficiências, inclusive estamos com um trabalho intenso de preparação para a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas, o Saveal, que acontece agora em novembro”, adianta.

Melhoras notas


Dezessete escolas da rede estadual figuram entre as dez melhores notas do Ideb ensino médio em Alagoas. Segue a lista:


1- Escola Estadual Monsenhor Luiz Carlos de Oliveira – Ibateguara- 6.6

2- Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste- Arapiraca – 6.5

3- Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió – 5.4

4- Escola Estadual Carlos Gomes – União dos Palmares – 5,3

5- Escola Estadual Monsenhor Clóvis – União dos Palmares – 5.2

6- Instituto Federal de Alagoas – Campus Viçosa – 5.1

7- Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes (Delmiro Gouveia) e Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis (Santana do Ipanema) – 5.0

8- Escola Estadual Carlos Lyra (São José da Laje) e Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológico de Maceió Dicionarista Aurélio Buarque de Holanda – 4.8

9- Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira (Maceió) e Escola Estadual Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios) 4.7

10- Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen Arapiraca), Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca), Escola Estadual Ruben Nunes (Inhapi), Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça (Maceió), Escola Estadual Elza Soares (Quebrangulo) e Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva – 4.6

Ideb em Alagoas


Alagoas superou as metas estimadas para o Ideb 2023.Nos anos iniciais, que abrange as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o estado teve Ideb 6.0, a mesma média brasileira. Esse resultado fez com que o estado ficasse em 9º lugar no ranking do Ideb dos anos iniciais, empatado com o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul. Já na região Nordeste, este foi o segundo melhor resultado, ficando atrás apenas do Ceará.

Já nos anos finais (6º ao 9º ano), Alagoas alcançou 5.0, mesma média brasileira deste nível. Esta nota faz com que o estado figure em 7º colocado no Brasil (empatado Pernambuco e o Distrito Federal, enquanto, no Nordeste, ficou em 3º lugar ( atrás apenas do Ceará e Piauí).

Boas notícias também no ensino médio, onde o Ideb passou de 3,6 em 2021 para 4,1 em 2023. Uma nota próxima à média nacional do ensino médio, que é de 4,3. Graças a este resultado, Alagoas tem o 15º melhor Ideb do Brasil e o 4º do Nordeste.

“Este resultado nos deixa muito felizes, pois é consequência do esforço do Governo de Alagoas, por meio do Regime de Colaboração com os 102 municípios alagoanos, com o objetivo não apenas de melhorar nossos índices, mas também de recuperar as perdas que tivemos na pandemia. Nossa contribuição vai desde a formação de professores à aplicação de provas de fluência e distribuição de material didático. Esse é um compromisso do governador Paulo Dantas, que determinou que não deixássemos nenhum município desamparado. E esta melhoria também não seria possível sem programas como o Escola 10, além, é claro, o engajamento e comprometimento dos professores alagoanos, que não mediram esforços para aprimorar a aprendizagem de seus estudantes”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.