Geral
Secretaria do Meio Ambiente inaugura novas hortas urbanas em Alagoas
A inauguração marca a implementação da 43ª e 44ª unidades, reforçando o compromisso da Semarh com a sustentabilidade e a segurança alimentar em Alagoas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou, nesta segunda-feira (19), mais duas hortas urbanas em Alagoas. As novas implementações ocorreram na Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares, no município de Junqueiro, e na Escola Municipal de Educação Básica Pedro Pereira da Silva, no Povoado Olho d’Água. Com essas inaugurações, o estado agora conta com 44 hortas urbanas ativas, reforçando o empenho do governo em promover segurança alimentar e educação ambiental.
O secretário da Semarh, Gino César, enfatizou o impacto positivo dessas iniciativas e a colaboração com o programa Alagoas Sem Fome. "Cada horta urbana inaugurada representa um avanço significativo na construção de uma Alagoas mais sustentável. Estamos oferecendo à população o acesso a alimentos frescos e nutritivos, incentivando uma vida mais saudável. E essa ação ganha ainda mais força com a parceria com o programa Alagoas Sem Fome, que reúne esforços do governo, do setor privado e da sociedade civil para combater a insegurança alimentar em nosso estado".
Desde o lançamento do Programa Hortas Urbanas, em agosto de 2021, a Semarh tem capacitado agentes locais para a produção de alimentos agroecológicos, livres de agrotóxicos, em escolas e comunidades. O superintendente do Meio Ambiente, Daniel Lima, destacou a relevância do programa. "Essas hortas não só transformam áreas subutilizadas em espaços produtivos, mas também ampliam a conscientização ambiental e promovem hábitos alimentares saudáveis nas comunidades".
O projeto é importante para a construção de um futuro mais consciente em Alagoas, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população. O comprometimento da Semarh com a sustentabilidade se reflete no apoio técnico constante, na doação de mudas e adubo orgânico, além de visitas periódicas para monitorar e assegurar o sucesso das hortas implantadas.
Essa iniciativa reafirma a determinação da Secretaria e do Governo de Alagoas em adotar estratégias integradas no combate à fome e à desnutrição. Com a união de esforços e projetos como as hortas urbanas, a realidade daqueles que mais precisam pode ser transformada de forma efetiva, trazendo benefícios duradouros para as comunidades atendidas.