Geral
Sesau promove Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS de Alagoas
A iniciativa também reuniu estudantes e gestores dos 102 municípios alagoanos
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (2), o Encontro Estadual de Profissionais de Educação Física do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que reuniu 180 participantes, entre estudantes, profissionais e gestores municipais e estaduais, foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.
A iniciativa aconteceu em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no domingo (1º). O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, foi representado pela superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, que destacou a importância do profissional de educação física para o SUS.
“O profissional de educação física é primordial para a ampliação da visão da saúde no sentido do incentivo à qualidade de vida e prevenção de doenças. Com a inclusão destes profissionais no SUS, a rede de assistência ganha com a promoção de saúde e bem-estar para todos”, declarou Karini Omena.
O profissional de educação física da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Everton Carnaúba, explicou que o evento foi pensado para aperfeiçoar os processos de trabalho dos profissionais de educação física. O encontro também representou uma oportunidade para o compartilhamento de experiências exitosas nos municípios.
“A prática de exercícios físicos é fundamental para a preservação da saúde. Praticar atividades físicas de forma regular auxilia no equilíbrio da pressão arterial, diminuindo a sobrecarga sobre as artérias, diminuindo o risco de hipertensão, além de trazer outros benefícios para o corpo e para a saúde mental”, destacou Everton Carnaúba.
Experiência exitosa
Para a coordenadora das Academias de Saúde de Arapiraca, Rafaela Nóbrega, o evento ressaltou a relevância do profissional de educação física no âmbito do SUS. “Experiências como as Academias de Saúde, que atuam de forma bem sucedida em diversos municípios alagoanos, mostraram o impacto positivo que esse profissional tem para a saúde e bem estar de toda a sociedade”, reforçou.