Geral
IMA autua Prefeitura de Maceió em R$ 100 mil por despejo irregular na Praia da Avenida
Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente identificou lançamento de efluente em galeria de responsabilidade do Município, sem relação com escoamento pluvial
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou em R$ 100 mil à Prefeitura de Maceió por conta do lançamento irregular de efluente na Praia da Avenida, próximo ao Condomínio Vila dos Pescadores, no Prado. A infração foi registrada na última terça-feira, dia 03, durante uma fiscalização realizada por equipes do IMA.
Os fiscais constataram que uma galeria de drenagem de águas pluviais, que está sob a responsabilidade da Prefeitura para manutenção e operação, estava lançando efluente diretamente no mar. Um dos fiscais explicou que, como não havia chovido nos dias anteriores à inspeção, ficou claro que o despejo não se tratava de escoamento pluvial.
Além do despejo irregular, os fiscais também observaram que a galeria estava parcialmente obstruída por resíduos sólidos. Lixo acumulado na área ao redor da saída da galeria reforçou a presença de manejo inadequado, que pode ter contribuído para a poluição no ambiente marinho.
Com base nas evidências coletadas, foi lavrado um auto de infração contra a Prefeitura de Maceió, estabelecendo a multa e exigindo a correção imediata da irregularidade. Além disso, o IMA determinou que medidas preventivas sejam adotadas para evitar novos despejos irregulares e o acúmulo de resíduos sólidos na região.