Geral

AL promove IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O evento, iniciado nesta segunda-feira (9), discute melhorias para trabalhadores da saúde no âmbito serviço público

Por Ascom Sesau 10/09/2024 10h10 - Atualizado em 10/09/2024 10h10
AL promove IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
A IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi iniciada nesta segunda-feira (9) e prossegue até terça-feira (10) - Foto: Marco Antônio/Agência Alagoas

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participaram, nesta segunda-feira (9), do primeiro dia da IV Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), ocorre até esta terça-feira (10), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado em Maceió, e visa discutir melhorias para trabalhadores da saúde no serviço público.

Com a abordagem de temas como direitos trabalhistas, regulamentação de trabalho e educação para profissionais de saúde, as discussões da conferência foram abertas pelo secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia. Ele representou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

“Um momento muito importante para discutirmos os avanços da gestão do trabalho e da educação na saúde, que é crucial para o desenvolvimento do SUS [Sistema Único de Saúde]. Estamos recebendo representantes do Ministério da Saúde, em uma agenda que acontece nacionalmente. Alagoas segue o calendário nacional para que consigamos, por meio do Conselho Estadual de Saúde, discutir as demandas da população alagoana e dos trabalhadores da saúde”, destacou o secretário executivo de Éder Correia.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, os participantes acompanharam palestras e debates, que tiveram como eixos de discussão “Democracia: a necessidade do fortalecimento da democracia para a gente construir o SUS que precisamos”. Outros temas debatidos foram “Gestão e valorização de trabalho”; “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

A diretora do Departamento de Gestão da Educação no Ministério da Saúde, Lívia Mello, ressaltou a importância da Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para o desenvolvimento do SUS.

“Estamos falando de trabalho e educação e quem faz o SUS acontecer são os trabalhadores e trabalhadoras que passam por qualificações e por uma educação permanente, necessária para qualificação do cuidado de qualquer serviço de saúde no SUS. Portanto, a participação social, o debate dessa agenda junto à sociedade alagoana com certeza vem para qualificar o SUS, a democracia e a gestão do trabalho e educação em saúde do nosso país”, enfatizou.

Homenageada durante o evento, a assistente social Suely Nascimento agradeceu a honraria e ratificou a importância de discutir políticas públicas junto à sociedade.

“É uma alegria muito grande, pois é uma expressão do meu trabalho junto com tantos outros profissionais, movimentos, instituições que atuam em defesa do SUS, em especial nesse campo do controle social, garantindo a participação do usuário, do trabalhador, dos gestores, na construção de um SUS mais justo, público e 100% estatal”, salientou.