Geral
Casal e Ufal discutem termo de cooperação técnico-científica
O objetivo da parceria é capacitar profissionais da Casal e promover a troca de experiências com novas tecnologias, principalmente no que se refere à produção de água
Gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram, nesta sexta-feira (20), na reitoria da instituição de ensino, em Maceió, para discutir um termo de cooperação técnico-científica. O objetivo da parceria é capacitar profissionais da Casal e promover a troca de experiências com novas tecnologias, principalmente no que se refere à produção de água.
O acordo prevê também a realização de pesquisa aplicada na Casal, que auxilia no monitoramento e nas adequações tecnológicas e ambientais dos sistemas de tratamento de água operados pela Companhia. Entre os projetos a serem executados estão a capacitação do corpo técnico e a troca de experiências com novas tecnologias, com foco na produção de água, além da proposição de melhorias nos sistemas de abastecimento.
O presidente da Casal, Luiz Neto, foi recebido pelo reitor Josealdo Tonholo e, durante o encontro, discutiram, além da cooperação técnica, temas como produção de água, atualizações legislativas e regulatórias, e inovações tecnológicas no setor de saneamento.
O gestor da Companhia ratificou a importância da parceria contínua com a Ufal e destacou que, embora a Casal tenha vasta experiência em saneamento, a colaboração da universidade trará inovação e agilidade nas melhorias necessárias. "Nosso foco está não apenas nos recursos hídricos e nas metas de saneamento, mas também em contribuir para o programa de metas estadual, o Mais Água Alagoas", pontuou.
Ainda de acordo com Luiz Neto, a cooperação entre a Casal e a Ufal impulsionará o desenvolvimento científico e a aplicação prática de novos conhecimentos no dia a dia da Companhia, sempre visando o bem-estar da população. "A reunião foi bastante positiva, e discutimos formas de fortalecer a parceria institucional, destacando que essa troca de experiências contribuirá para a implementação de projetos de saneamento em benefício da sociedade", acrescentou.
Também participaram da reunião os representantes da Casal Denisson Santos, superintendente de Negócios Estratégicos, e Isli Vieira, gerente Técnica para Negócios Estratégicos. Pela Ufal, estiveram o docente Vladimir Caramori e a professora Nélia Calado, do Centro de Tecnologia (CTEC).