Geral

Educação de Jovens e Adultos do SESI faz história na Olimpíada Brasileira de Geografia com medalhas de ouro e prata

A competição teve três fases, cada uma com duração de aproximadamente três dias

Por Assessoria 23/09/2024 10h10
Educação de Jovens e Adultos do SESI faz história na Olimpíada Brasileira de Geografia com medalhas de ouro e prata
Educação de Jovens e Adultos do SESI faz história na Olimpíada Brasileira de Geografia com medalhas de ouro e prata - Foto: Assessoria

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Alagoas marcaram um momento histórico ao participar pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). O resultado não poderia ter sido mais gratificante: duas equipes conquistaram as medalhas de ouro e prata na competição a nível estadual.

A OBG, que visa incentivar o estudo da geografia, contou com a participação da equipe EJAGEO, formada por Douglas de Mendonça Silva e Cristiano Laurindo, que se destacou ao garantir a medalha de ouro. O grupo EJACAMB, composto por Elienai Maria Lima da Silva, Ítalo Jadson Almeida da Silva e Wellington Barbosa da Silva Júnior, também brilhou, conquistando a medalha de prata.

Para Clarice Bareiros, Gerente de Educação no SESI e SENAI, a Olimpiada é mais do que uma competição.

"Ela é uma grande oportunidade para os estudantes da EJA. Vai além dos resultados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da cidadania e da capacidade de trabalhar em equipe. Para quem busca crescer academicamente e como cidadão, é uma chance de se preparar para os desafios do dia a dia de forma colaborativa e consciente", destacou.

Foto: Assessoria

Os estudantes seguiram cronograma de estudos bastante rigoroso, com seis encontros presenciais e um online, somando mais de 12 horas de preparação. Mesmo com as dificuldades impostas pela rotina de trabalho e estudo, todos mostraram uma determinação em chegar ao pódio.

Izabel Melo, orientadora educacional da EJA, ressaltou que "muitos, após longos dias de trabalho, ainda encontraram forças para participar e concluir as provas em apenas dois dias."

A história de superação e conquista é ainda mais pessoal para Douglas de Mendonça Silva, da equipe EJAGEO, que compartilhou sua experiência.

"Inicialmente, fiquei indeciso quando me convidaram para participar da OBG, pois já estava difícil conciliar o trabalho com os estudos. Não aceitei de primeira. Depois, decidi tentar, principalmente porque as provas seriam online. Quando fomos informados que seriam necessários encontros presenciais, pensei em desistir, mas com a insistência e o apoio da equipe, consegui cumprir os encontros. Passamos por obstáculos, mas deu certo. Se não fosse pelo foco, apoio e paciência de toda a equipe do SESI, isso não seria possível."

A competição teve três fases, cada uma com duração de aproximadamente três dias. Os competidores do Sesi, ao superar os desafios diários, mostraram que com comprometimento é possível transformar obstáculos em oportunidades de sucesso.

"Essa dedicação e o compromisso dos nossos alunos foram fundamentais para os resultados excepcionais que alcançamos. A Educação de Jovens e Adultos do SESI se destacou na Olimpíada Brasileira de Geografia, e estamos imensamente orgulhosos de conquistar essas medalhas de ouro e prata", finalizou Izabel.