Geral
Vida Nova nas Grotas é classificado para o Prêmio Periferia Viva, do Ministério das Cidades
Programa já revitalizou mais de 60 grotas no estado e investiu aproximadamente R$ 10,4 milhões de recursos do Tesouro Estadual
O Governo Paulo Dantas obtém nova conquista com o Vida Nova nas Grotas. Classificado entre as melhores inciativas governamentais do país, na fase preliminar de seleção do Prêmio Periferia Viva, do Ministério das Cidades, o programa já revitalizou 61 grotas em Alagoas com o investimento de mais de R$ 10,4 milhões do Tesouro Estadual. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), ele já venceu o Concurso Gobernarte, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), conquistou o World Smart City Awards e foi até apresentado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Conforme o resultado da avaliação da comissão de julgadores divulgado na terça-feira (24), pela Secretaria Nacional de Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades, o Vida Nova nas Grotas obteve a nota 8,67, sendo o terceiro melhor resultado no ranking classificatório. O programa compete na categoria Iniciativas de Entes Públicos Governamentais. Neste eixo, é avaliada uma ampla gama de esforços institucionais, a exemplo da execução de obras significativas nos territórios periféricos, que resultem em melhorias tangíveis na qualidade de vida das comunidades.
Dentro desse contexto, o Vida Nova nas Grotas obteve a classificação ao passar pelo processo de avaliação, que considera o projeto desde a concepção até a execução, incluindo a inserção comunitária e a sustentabilidade das soluções adotadas. O programa do governo estadual, de início, mapeou as condições de infraestrutura de cada grota, e ouviu os moradores dessas regiões. Dessa forma, foi traçado o perfil socioeconômico de cada um deles, o que permitiu orientar as obras de revitalização e urbanização dos locais.
O Vida Nova nas Grotas atua na construção de escadarias, canaletas, corrimãos, passeios, pintura artística, acesso pavimentado a 61 grotas, sendo 56 na capital e cinco no interior do estado. As ações garantem acessibilidade, segurança, mobilidade e qualidade de vida. A meta é revitalizar as 100 grotas que há na capital alagoana. As ações do programa na grota do Cigano obteve o reconhecimento de representantes do ONU-Habitat – programa das Nações Unidas, que busca a urbanização sustentável de áreas periféricas.
PREMIAÇÕES
Reconhecido, mediante a participação em importantes premiações nacionais e internacionais, o Vida Nova nas Grotas conquistou em 2019, o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo BID. Em novembro de 2020, venceu o prêmio World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, reconhecido pelo positivo impacto social na vida daquela população.
Ainda em 2020, foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, promovido pela ONU em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2021, concorreu como finalista ao Prêmio Excelência em Competitividade, iniciativa brasileira realizada pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP).
PRÊMIO PERIFERIA VIVA
Em sua segunda edição, o Prêmio Periferia Viva tem o objetivo de promover iniciativas que contribuam para redução de desigualdades sociais e territoriais, reconhecendo as periferias como áreas de potência e criatividade. De acordo com o regulamento, o resultado final será divulgado até o dia 14 de outubro deste ano, com a aplicação das cotas por regiões, que objetiva a redução das desigualdades regionais.