Geral

"Recorrente": Cratera aparece há cinco anos em avenida de Maceió e moradores criticam BRK

A reportagem do Jornal de Alagoas ouviu a revolta e as cobranças de parte da população que reside ou trabalha na Rua Capitão Marinho Falcão, no Conjunto Santo Eduardo

Por Ruan Teixeira 30/09/2024 16h04 - Atualizado em 30/09/2024 17h05
'Recorrente': Cratera aparece há cinco anos em avenida de Maceió e moradores criticam BRK
Moradores da Rua Capitão Marinho Falcão clamam por ações da BRK após buracos e falta de água - Foto: Paulo Bugarin/Jornal de Alagoas

Moradores e comerciantes da Rua Capitão Marinho Falcão, no Conjunto Santo Eduardo, no bairro Poço, estão insatisfeitos com uma cratera que constantemente aparece na via e que já causou acidentes e prejuízos para a população. 

A reportagem do Jornal de Alagoas esteve no local e apurou que até mesmo acidentes já aconteceram devido à cratera que se encontra no centro da principal avenida da região. Segundo os vizinhos, o problema é recorrente e aparece há pelo menos cinco anos, sendo reparado pela BRK, mas voltando a aparecer pouco tempo depois. 

Eles alegam que os reparos feitos pela empresa são uma verdadeira maquiagem, prejudicando também os comerciantes da região, como Vinícius Melo, gerente da loja de artes localizada na esquina de onde a cratera costuma se abrir. 

"Isso mexe com a infraestrutura da rua, diretamente com os negócios. A logística de chegada dos clientes é influenciada. É um problema muito antigo, que vem sendo ignorado, e parece que estão tentando esconder a sujeira. O buraco se abre novamente em menos de uma semana após o serviço, mostrando que é um trabalho de enrolação, sem soluções efetivas", desabafou Vinícius. 

Moradora há mais de 30 anos da localidade, Sônia Maria, aposentada, também falou sobre a recorrência com que o buraco surge: "A BRK vem para consertar, mas logo tudo volta ao normal. Já tivemos vários acidentes aqui, com pessoas quebrando pés e braços. Somos nós que sofremos com isso". 

Falta d'água 

Os denunciantes ainda relataram que, após os trabalhos realizados, a falta de água se torna frequente, chegando a durar vários dias. 

Luiz Fernando, proprietário de uma loja de estética automotiva, explicou que os funcionários da BRK até vão consertar, mas depois de uma semana, o buraco volta. "Durante o dia está normal, mas no final do dia o buraco aparece de novo, colocando a vida em risco. Só queremos que resolvam logo. É um vai e vem: abrem, ficam dias sem água, tampam novamente, mas o problema persiste", desabafou. 

Célia Rosendo é outra moradora e comerciante que compartilha do mesmo sentimento de revolta e conta: "Já vieram aqui umas vinte vezes ou mais. É sempre a mesma história: eles fazem uma 'maquiagem' no serviço e, em menos de três dias, o problema volta. É um absurdo. O buraco se transforma novamente em uma cratera, sempre no mesmo lugar. Recentemente, fiquei seis dias sem água porque não subia para a minha casa", revelou.

Veja a reportagem completa abaixo:

A BRK é responsável pela gestão da distribuição de água tratada e pelo tratamento de esgoto em Maceió e região metropolitana. 

A reportagem entrou em contato com a empresa, e foi informado que logo mais responderá sobre os questionamentos feitos e as denúncias dos moradores. O espaço está aberto para atualizações.