Geral

No Dia das Crianças, Alagoas comemora a marca de 61 creches Cria entregues

Equipamentos educacionais já chegaram em 56 dos 102 municípios alagoanos e mudam a vida de centenas de famílias

Por Ascom Cria 12/10/2024 14h02 - Atualizado em 12/10/2024 17h05
No Dia das Crianças, Alagoas comemora a marca de 61 creches Cria entregues
Importância dessa iniciativa governamental é sentida de norte a sul, principalmente nos lares familiares - Foto: Ascom Cria

O Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12 de outubro, é um símbolo de homenagem para todas as crianças e, este ano, a data é celebrada com a marca de 61 creches Cria inauguradas em Alagoas, atingindo a cobertura educacional infantil em 12.200 vagas pelo estado, que já possui mais de 50% dos seus municípios com equipamentos educacionais cedidos pelo estado.

Com a última entrega realizada na cidade de Junqueiro, o governador Paulo Dantas segue ampliando a cobertura educacional no estado. Até agora, já são 61 creches inauguradas em 56 municípios, totalizando um investimento em todas as creches concluídas, sejam elas inauguradas ou não, de mais de R$ 280 milhões.

A importância dessa iniciativa governamental é sentida de norte a sul, principalmente nos lares familiares onde essa ação ajuda os pais a conseguirem trabalhar e realizar suas atividades do dia a dia, como é o caso de Josilene Luciana da Silva, mãe de dois meninos de 3 e 4 anos que frequentam a creche Cria grota do cigano, primeira creche Cria da capital alagoana.

“A criação da creche Cria mostra a importância que é termos nossas crianças estudando e mantendo também uma boa interação entre elas. A comunidade precisava muito dela, então ela chegou em uma hora muito boa para a gente. Como eu não tenho uma rede de apoio, colocar meus filhos na creche facilitou muito o meu dia a dia, pois me possibilitou fazer outras coisas nesse período que eles estão estudando. Como ir a consultas, para academia e, claro, realizar os afazeres de casa também”, disse.

A mãe também reforçou a importância de equipamentos como esse existirem, uma vez que estão dando oportunidades para crianças que possivelmente não teriam. “Tem muitas comunidades em Maceió, como a nossa, em que as crianças não têm acesso ainda a uma creche tão boa assim. E seria muito importante para esses pais ter essa segurança em deixar seus filhos com pessoas confiáveis e recebendo um bom ensino e uma alimentação saudável”, contou.

A opinião de Josilene também é compartilhada por Laura Eliza, mãe do pequeno Raphael, de 4 anos de idade, que estuda na creche Cria da grota do Cigano desde fevereiro. Para Laura, a creche desempenha um papel fundamental na formação de vínculos e na socialização do pequeno, que fica junto a outras crianças em um lugar seguro, confiável e com profissionais capacitados.

Laura também reitera a necessidade de mais creches em Maceió, uma vez que a carência pelo equipamento é grande. Ela explica que diariamente precisa se deslocar do bairro do São Jorge para levar seu filho para a creche Cria, pela falta de outros equipamentos educacionais na capital.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, a entrega das creches é um dos compromissos do governador Paulo Dantas com as crianças alagoanas, permitindo um lugar de aprendizado, alimentação de qualidade e acesso a programas governamentais.

“Atingir a marca de 61 creches entregues é um feito muito incrível para nosso governo, e mais incrível ainda se pensarmos que isso é apenas o começo, porque temos a pretensão de entregar ainda mais. São 200 creches que serão entregues até o final do mandato do nosso governador. Para esse ano, além da entrega das 61, já temos previstas mais 3 até o fim do ano. Isso é um marco para o governo e para as crianças alagoanas”, destacou a secretária.